Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas chama a comunidade para contribuir com planejamento de 2019
conteúdo

Notícias

Ifal Piranhas chama a comunidade para contribuir com planejamento de 2019

publicado: 24/01/2019 12h45, última modificação: 24/01/2019 12h51

O Departamento de Administração do Ifal Piranhas está implantando, neste início de ano, uma ferramenta de gestão de qualidade e planejamento, o PDCA. Segundo o chefe do Departamento de Administração, Wellton Amorim, o ciclo PDCA ("plan, do, check, act" - em tradução livre, "planejar, executar, controlar e ajustar") se apresenta como método de gestão para a utilização ótima dos recursos públicos e a racionalização dos procedimentos administrativos, diferenciando-se do tradicional ciclo orçamentário, uma vez que visa a busca constante por melhores resultados, não se restringindo a um determinado exercício financeiro, sendo, em suma, o esforço pela qualidade total e pela excelência na Administração Pública.

Wellton explica que sempre existiu, anualmente, o planejamento e divulgação do calendário acadêmico, no entanto, não existia um planejamento e discussão coletiva das ações e execuções administrativas. “Existia um planejamento orçamentário, que continha os prazos de baixa e de pico do orçamento e que muitas vezes não coincidiam com o planejamento da comunidade acadêmica, então, a administração do campus deixava de atender da melhor forma possível as demandas acadêmicas por conta do ciclo natural do orçamento”, relata Wellton. Coordenadores de Contabilidade, do Dep. de Administração e o de Administração e manutenção, respectivamente da esquerda pra a direita

Tentando resolver alguns descompassos entre as ações acadêmicas e as administrativas, é que os chefes de Departamento Wellton Amorim e Antônio Iatanilton, elaboraram a proposta de planejamento para 2019, utilizando a ferramenta do PDCA. Para minimizar os desajustes, pensaram em captar demandas, reclamações e sugestões da comunidade através de formulário. Compiladas as informações dos formulários, o próximo passo será realizar um debate com a comunidade e planejar o calendário acadêmico e orçamentário do Campus em conformidade com as demandas acadêmicas. Algumas das ideias dos Departamentos para este ano são: estabelecer uma cota para as visitas técnicas e elaborar um calendário de visitas técnicas; planejar as execuções e licitações para eventos do Campus junto à comunidade com antecedência. Servidores e alunos vão poder contribuir respondendo ao formulário que será passado por coordenação e por turmas.

Entenda como funcionará o Ciclo PDCA do campus, clicando aqui. Não deixe dar sua contribuição para o planejamento de 2019!


Cronograma:

Socialização do Formulário: 24/01/19 a 24/02/19
Compilação de dados: 25/02/19 a 11/03/19
Debate com a comunidade acadêmica: 12/03/19 a 14/03/19
Consolidação de informações e elaboração do PDCA 2019: 15/03/19 a 26/03/19
Apresentação do PDCA 2019 à comunidade acadêmica: 27/03/19