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Alunos e professores do curso de Matemática realizam oficina em escola Major Izidoro
Na última quinta-feira (21), docentes e alunos do curso de Licenciatura em Matemática, do Campus Piranhas realizaram uma oficina de a construção de sólidos geométricos no Centro Educacional Municipal Arnaldo Alves da Rocha, localizado na cidade de Major Izidoro. A atividade é parte das atividades de extensão desenvolvidas por cursos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sob iniciativa do professor da unidade, Flávio Daniel.
Além do docente, uma equipe de estudantes do quarto período da Licenciatura em Matemática, além dos professores Marcos José, da Matemática, e de José Adonias, da disciplina de Química, realizaram experimentos, agregando conhecimentos interdisciplinares aos conteúdos matemáticos trabalhados no local.
“Além dos experimentos químicos, a oficina proporcionou a construção de sólidos geométricos a partir de uma atividade lúdica envolvendo palitos de madeira e massinha de modelar, com a manipulação de sólidos de acrílico e a posterior construção, foi possível trabalhar conceitos como área de superfície, volume, dentre outros”, detalha Flávio.
Prática Extensionista
A iniciativa integra a Prática Extensionista Integrada ao Currículo do curso, que levar para fora dos muros do Ifal os conhecimentos produzidos em suas disciplinas, especialmente aquelas voltadas para a discussão e construção de materiais didáticos para o ensino de matemática, tais como Projetos Integradores, Saberes e Práticas, dentre outras.
Ela foi possível a partir do contato do de uma conversa com a diretora da escola, Valdilene da Silva Vitorino, que providenciou uma equipe pedagógica, representada por Elisabete Melo, Cirlaine Silva e Kelly Silva, para a recepção dos professores e alunos do Ifal.
Além de Major Isidoro, escolas dos municípios de Olho d'Água do Casado, também participaram das oficinas em outubro passado. Veja aqui!
Para o coordenador do curso de Matemática do Campus Piranhas, Danilo Olimpio, essas oficinas enriquecem a formação dos futuros docentes de matemática, “pois fazem com que, desde cedo, licenciandos e licenciandas possam sentir o "chão da escola", conhecendo as maravilhas da docência em seu lócus de acontecimento, bem como, já conheçam as dificuldades inerentes à profissão docente", salientou.