Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Variedade de atividades simultâneas marca I Encontro de Lógica

Variedade de atividades simultâneas marca I Encontro de Lógica

Programação somou cerca de 30 atividades distribuídas em salas de aula, laboratórios e auditório do Campus Penedo.

publicado: 25/05/2018 15h08, última modificação: 30/05/2018 14h16

Uma diversidade de minicursos, oficinas, palestras e jogos movimentaram o Ifal Penedo, nos dois dias de programação do I Encontro de Lógica (EnLog), somando cerca de 30 atividades distribuídas em salas de aula, laboratórios e auditório do campus. As oficinas reuniram interessados em aprender sobre tabela verdade para resolver questões de concursos públicos, jogos didáticos de biologia, raciocínio lógico para cálculos químicos e desafios lógico-matemáticos por meio de aplicativo que combina geometria e álgebra.

Já os minicursos, além de assuntos ligados às áreas das ciências exatas e novas tecnologias, abordaram o tema central do EnLog sob a ótica das ciências humanas, sociais e da linguagem. Uma das pessoas interessadas na aplicação da lógica nas ciências sociais, foi o aluno da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo, Carlos Miguel Rodrigues, que participou do minicurso com foco nas dissonâncias e ressonâncias em torno dos métodos indutivo, hipotético-dedutivo e dialético.

Carlos Miguel Rodrigues, aluno da Ufal em Penedo.“Como me interesso por filosofia, o evento me ajudou a ter noção sobre o que é, por exemplo, dialética, despertando minha curiosidade e vontade de me aprofundar no assunto”, disse o universitário, que também se inscreveu no minicurso Computação Desplugada. “Essa temática eu já conhecia porque integra a ementa de meu curso, mas achei interessante por poder agregar conhecimento com uma metodologia de ensino diferenciada, mais dinâmica”, destacou o estudante de Sistemas de Informação.

A aplicação de conteúdos de forma dinâmica esteve presente em parte das atividades do EnLog, inclusive com espaços dedicados à aquisição de conhecimento por meio de jogos. Em um deles, as docentes Elisângela Costa e Luciane Brito trabalharam com o Putz Químico, uma adaptação do jogo de cartas Uno para o aprendizado dos elementos da tabela periódica.

Professora Elisângela Costa, durante prática do jogo Putz Químico com participantes do EnLog.“É necessário que a pessoa saiba um pouco da tabela. A partir desse conhecimento básico, a gente vai trabalhando, de forma lúdica, os principais conceitos, como período, grupo, orbital, número atômico e símbolos dos elementos químicos”, explicou a professora Elisângela.

Palestras – Sempre realizadas no auditório, as palestras também foram destaque na programação do I EnLog. Os temas abordados refletiram a interdisciplinaridade proposta pelo encontro: processos de argumentação por estudantes de ensino fundamental; leitura do desenvolvimento sustentável a partir da lógica contraditória; funcionamento e aplicações da inteligência artificial; disputas lógicas; introdução à filosofia sistemático-estrutural de Lorenz Puntel; e como ganhar dinheiro utilizando a lógica-matemática.

Além da diversidade de temas e áreas do conhecimento, o EnLog conseguiu envolver palestrantes e instrutores de outros campi do Ifal e de instituições de ensino da Bahia e de Sergipe. “Em números, foram 48% do próprio Campus Penedo, 29% de outros campi e 23% externo”, informou o presidente da comissão organizadora do evento, Telmo Oliveira, acrescentando que essa integração resulta da forma coletiva como o evento foi construído, com a abertura de prazo para que qualquer pessoa interessada sugerisse atividades para a programação.