Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ufal e Ifal Penedo promovem Aulão Pré-Enem Comunitário nos dias 31 de outubro e 1º de novembro

Alunos de qualquer instituição têm até 30/10 para se inscrever gratuitamente no evento preparatório intensivo de revisão
por Lidiane Neves publicado: 19/10/2023 19h47, última modificação: 20/10/2023 07h07

Estão abertas as inscrições para o Aulão Pré-Enem Comunitário, que acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no auditório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Penedo, executado por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Este é o segundo ano que a ação acontece em parceria com o campus do Ifal na cidade ribeirinha.

Com o objetivo de auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aulão é gratuito para estudantes de qualquer instituição. Os interessados devem se inscrever, até 30 de outubro, por meio do site: doity.com.br/aulao-pre-enem-comunitario-2023. Nos dias do evento, de forma voluntária, a pessoa inscrita pode contribuir com um quilo de alimento não perecível para posterior doação a instituições de natureza filantrópica do município.

A programação do aulão se estenderá das 7h às 17h, com intervalos para almoço e ao longo dos turnos manhã e tarde, nos dois dias de atividades. As aulas serão ministradas por 12 professores do Ifal Penedo e outros dois convidados, com foco nas disciplinas que compreendem as áreas do conhecimento abordadas no Enem: Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. Haverá ainda palestrantes convidados para abordar temas relacionados à saúde, contexto acadêmico e empreendedorismo.

Sobre o PET Conexões de Saberes

Trata-se de um programa vinculado ao Ministério da Educação. Na unidade da Ufal em Penedo, o grupo interdisciplinar que executa do PET Conexões de Saberes reúne discentes dos cinco cursos de graduação ofertados: Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Turismo e Sistemas de Informação.

Sob a tutoria do professor Kim Ribeiro Barão, o grupo atua no desenvolvimento de atividades associadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade em geral. As atividades do programa em Penedo tiveram início em 2010 e a primeira edição do Aulão Pré-Enem Comunitário aconteceu em 2017, atendendo prioritariamente alunos da rede pública de ensino.

Cinco anos depois, em 2022, foi firmada a parceria com o Ifal. Além do espaço cedido para a realização da atividade em novembro do ano passado, três professores do campus colaboraram ministrando as aulas preparatórias das disciplinas de Língua Portuguesa e Redação (Wellinghton Santos), Matemática (Emerson Dantas) e Física (Oberlan Silva).