Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Transferência e equivalência: reabertas inscrições para ingresso em curso superior do Ifal Penedo
conteúdo

Notícias

Transferência e equivalência: reabertas inscrições para ingresso em curso superior do Ifal Penedo

Interessados em cursar o bacharelado em Química Industrial ainda podem se inscrever até 22 de fevereiro
por Lidiane Neves publicado: 16/02/2023 16h58, última modificação: 17/02/2023 19h00

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) retificou os editais do processo seletivo para ingresso, por transferência ou equivalência, no curso de graduação em Química Industrial (bacharelado) do Campus Penedo, no primeiro semestre letivo de 2023. Com a retificação, o número de vagas destinadas a cada modalidade foi alterado e o período de inscrição reaberto.

A oferta total continua 15 vagas, mas agora são apenas quatro para quem se inscrever na modalidade de transferência externa ou interna e 11 vagas para os candidatos que visam ingressar por equivalência. A mudança ocorreu em função da procura na primeira fase de inscrições. 

As pessoas já inscritas não precisam refazer o procedimento. Basta aguardar o resultado, que tem nova data. Para quem ainda tem interesse, o novo prazo de inscrição vai até 22 de fevereiro, exclusivamente on-line, no site exame.ifal.edu.br. O processo seletivo é regido pelos editais nº 04 e nº 05/2023/DSI/PROEN-IFAL, que se encontram publicados no mesmo endereço eletrônico. 

Com a alteração do cronograma, a análise dos requerimentos ocorrerá entre 23 e 27 de fevereiro. O resultado preliminar será divulgado no dia 28 do mesmo mês e o candidato poderá interpor recurso no prazo de até 24 horas. As próximas etapas do cronograma incluem a análise do recurso (02/03), a publicação do resultado final (03/02) e o período de matrículas dos selecionados (06 e 07/03).

Público-alvo da seleção

O ingresso no bacharelado em Química Industrial por transferência é para quem está regularmente vinculado, em curso de graduação, no ano letivo vigente, em outra instituição de ensino superior devidamente reconhecida ou autorizada pelos órgãos competentes (Ministério da Educação ou Conselho Estadual de Educação) ou no próprio Instituto Federal de Alagoas. Quanto ao ingresso por equivalência, o público-alvo são as pessoas que já têm diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil.

Para ambas as modalidades, a graduação em curso ou já obtida deve se enquadrar como área afim da Química Industrial: todos os cursos de Ciências Exatas e da Terra (Química Bacharelado, Química Licenciatura, Matemática, Engenharias, Geociências, Física, Ciência da Computação) e Farmácia; ou ainda os cursos superiores Tecnólogo em Alimentos e Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, todos devidamente autorizados/reconhecidos pelo MEC.

Como se inscrever, requisitos e documentação

No site indicado, o candidato deve localizar o Exame de Seleção da modalidade desejada (ingresso por transferência ou equivalência do Campus Penedo) e clicar em “ver oferta e documentos” para ler o edital e, depois de conferir todas as regras, clicar em “inscreva-se”.

Caso seja o primeiro acesso ao sistema, é necessário se cadastrar inserindo os dados pessoais solicitados para criar o login com senha. No cadastro, as situações de erro de nome, CPF ou data de nascimento somente podem ser corrigidas mediante solicitação por e-mail para o endereço eletrônico dsi.copes@ifal.edu.br.

Para ingressar por transferência ou equivalência, o candidato deve cumprir alguns requisitos obrigatórios que estão descritos no item 2.1 de cada edital. Quanto à documentação exigida no ato da inscrição on-line, a lista está detalhada no item 3.4 de cada edital. É necessário anexar a cópia digital dos documentos, devendo cada um ter tamanho máximo de 10 MB e estar no formato PDF ou imagem (JPEG/JPG/TIFF/PNG).

Durante o prazo de inscrições, compete exclusivamente ao candidato acompanhar o status da sua inscrição, no menu “minhas inscrições”. Caso a inscrição seja indeferida ou o candidato queira modificar as informações ou a documentação anteriormente anexada, será possível excluir, nesse período (até 22/02), a inscrição atual e realizar uma nova com o conteúdo correto.