Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Sistemas do Ifal serão suspensos para instalação de novo data center
conteúdo

Notícias

Sistemas do Ifal serão suspensos para instalação de novo data center

Ação de modernização do centro de processamento de dados será efetuada nos dias 24 e 25 de julho.
publicado: 08/07/2021 11h19, última modificação: 22/07/2021 09h57

A Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI comunica que, entre os dias 24 e 25 de julho, será efetuada uma ação de modernização do data center da Reitoria do Ifal. O processo consiste em substituir e configurar novos equipamentos de rede, além da migração dos servidores de processamento e armazenamento de dados que hospedam os serviços da instituição.

Dessa forma, nos dias citados, ficarão impossibilitados os acessos aos sistemas eSIG, Moodle, Portais Institucionais, Sirem, Sistema de Exames e de Concursos. Essa ação foi prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC 2020-2021 do Ifal e visa garantir o funcionamento dos ativos de infraestrutura de TI, além de modernizar e expandir os equipamentos de data center do Ifal. 

Segundo Fernando Conrado, diretor de TI, a implantação desses novos equipamentos tem por objetivo garantir o funcionamento dos sistemas institucionais e expandir a capacidade de processamento e armazenamento de dados, por meio de uma plataforma integrada e com controle centralizado, o que simplifica o gerenciamento e diminui a complexidade de operacionalização.

"A implantação deste novo data center define um marco para a nossa instituição. A aquisição desses equipamentos foi prevista no nosso planejamento estratégico com foco na otimização da oferta de cursos e número de vagas, como também para garantir uma infraestrutura física e tecnológica adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas da instituição", pontuou o diretor.