Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Simpósio no Ifal Penedo é aberto com palestra sobre ‘A revolução da IA na Química’
conteúdo

Notícias

Simpósio no Ifal Penedo é aberto com palestra sobre ‘A revolução da IA na Química’

Tema foi abordado pelo professor da Ufal, Sérgio Vechi; exposição de trabalhos também marcou primeira noite do evento
por Lidiane Neves publicado: 11/09/2025 14h58, última modificação: 17/09/2025 14h29

A noite da última quarta-feira, 10, no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, foi marcada pela abertura do 2º Simpósio de Química Industrial, que nesta edição aborda o tema “Inteligência Artificial, Inovação e Indústria 4.0”. A palestra que abriu os trabalhos teve como convidado o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sérgio Modesto Vechi, que falou sobre como a IA vem revolucionando a pesquisa, o desenvolvimento e a otimização dos processos industriais da área química.

Para introduzir o assunto, o palestrante compartilhou notícias recentes sobre os avanços da Inteligência Artificial, destacando tanto suas promessas quanto os desafios e dilemas éticos associados ao uso dessa tecnologia. Na sequência, mencionou alguns de seus próprios trabalhos, que incluem projetos no Brasil, Alemanha e Suécia voltados a iniciativas que aplicam ciência de dados e IA em saúde, energia e meio ambiente.

Também apresentou conceitos fundamentais e um breve histórico da Inteligência Artificial, situando-a dentro do contexto das revoluções industriais. Para aproximar o tema da realidade do público, formado em sua maioria por estudantes da graduação em Química Industrial e do curso técnico em Química, exibiu casos de uso e aplicações específicas na área, antes de concluir com uma reflexão sobre os caminhos e possibilidades futuras que a IA poderá abrir.

 “O campo de atuação está se expandindo. O químico do futuro não trabalhará apenas na bancada ou na planta, mas na interface com os dados na tomada de decisão. Habilidades em IA, análise de dados, pensamento crítico e visão sistêmica não são mais um diferencial, mas uma necessidade. Busquem desenvolver adaptabilidade, resiliência e aprendizado contínuo”, enfatizou o docente.

Sérgio Vechi é químico computacional, cientista de dados e professor de Físico-Química na Ufal. Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado e bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), o palestrante convidado reúne sólida formação acadêmica aliada a uma trajetória internacional de pesquisa e inovação.

Abertura oficial

 A palestra foi precedida pela cerimônia de abertura do evento, que contou com a participação do diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago Souza; da chefe do Departamento de Ensino, Mayra Albuquerque; da coordenadora do curso superior em Química Industrial, Simonise Amarante; do presidente da comissão organizadora e coordenador do curso técnico em Química, Amaury Barbosa; e do presidente do Conselho Regional de Química da 17ª Região (CRQ-AL), Allberto Jorge da Mota Silveira.

Na ocasião, os gestores ressaltaram a importância do simpósio para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, destacando a preocupação do campus em trazer discussões sobre temas atuais e agradecendo o trabalho de toda a comissão, a colaboração dos diferentes setores do Ifal Penedo e o apoio das empresas e instituições parceiras desta edição. “O Simpósio de Química Industrial do Ifal é um evento acadêmico e científico que ainda está engatinhando, mas que já dá sinais de que tende a crescer e se consolidar no Sul de Alagoas”, destacou o professor Amaury.

Exposição de trabalhos

 A noite de abertura da segunda edição do simpósio também contou com a apresentação de pesquisas acadêmicas e de relatos de experiências profissionais expostos em banners na recepção do Ifal Penedo. O público pôde conhecer o desenvolvimento de cinco estudos e os resultados de três vivências profissionais, todos apresentados por estudantes da graduação em Química Industrial.

Os trabalhos compartilhados exploram temas da indústria química, como a produção sustentável de etanol, análise de açúcares da cana, efeitos do hidroximetilfurfural na fermentação, extração de amido de aveia para aplicações tecnológicas e o uso da fibra da cana-de-açúcar em materiais sustentáveis.

 Já os relatos de práticas profissionais trouxeram a rotina de técnicas em Química no setor de controle de qualidade de indústria sucroalcooleira, o trabalho com análises de açúcar VHP, cristal e refinado na Unidade Marituba da Usina Caeté e as oportunidades de crescimento profissional e desafios enfrentados no gerenciamento industrial do tratamento de água.

O primeiro dia do 2º Simpósio de Química Industrial do Ifal foi encerrado com uma breve apresentação da empresa de gerenciamento químico Wecon Biochen, parceira do campus na realização do evento. A programação dos outros dois dias, 11 e 12 de setembro, incluem oficinas, minicursos, ação itinerante do CRQ e visitas técnicas à fábrica têxtil Peixoto Gonçalves, em Neópolis (SE), à unidade industrial da Incoco Premium, em Feliz Deserto (AL), à Usina Caeté, em Igreja Nova (AL), e à Usina da Cooperativa Pindorama, em Coruripe (AL).

Clique aqui e confira a programação detalhada.