Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Servidores do Campus Penedo discutem propostas de reformulação do calendário acadêmico

Após reunião, novos calendários letivos dos cursos presenciais seguiram para apreciação do Cepe do Ifal
por Lidiane Neves publicado: 18/07/2024 16h38, última modificação: 18/07/2024 18h48

As novas propostas de calendário acadêmico para o ano letivo de 2024 dos cursos presenciais do Campus Penedo já foram enviadas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O encaminhamento se deu após a reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 17, pelo Departamento de Ensino (DE) com os servidores da unidade.

O encontro teve como objetivo apresentar a reprogramação de aulas, eventos e outras atividades para cumprimento dos 200 dias letivos, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que regulamenta a educação no Brasil. As mudanças contemplam os quatro calendários suspensos desde o início de abril, devido à greve na Rede Federal. Os documentos se referem aos cursos técnicos integrados (turmas ingressantes em 2024); cursos técnicos integrados (turmas 2022 e 2023); curso técnico subsequente; e curso superior.

O trabalho de reformulação foi conduzido pela COMISSÃO LOCAL composta por membros da gestão representantes das coordenações, docentes e estudantes. Para recompor as atividades letivas, o grupo considerou as orientações da Instrução Normativa nº 02/2024/PROEN e a Resolução n° 193/2023/CEPE, que estabelece critérios e procedimentos para a elaboração do calendário acadêmico dos cursos de oferta presencial de todos os campi da instituição.

Durante a reunião dessa quarta-feira, professores puderam discutir as alterações propostas e sugerir ajustes. Com relação aos calendários dos cursos técnicos, a discussão girou em torno dos eventos a serem mantidos, cancelados ou reagrupados e dos sábados letivos, cuja quantidade aumentou significativamente. Segundo a chefe do DE do Campus Penedo, Mayra Albuquerque, ficou previamente definido que, para as turmas do integrado ingressantes, o ano letivo de 2024 será concluído em março de 2025; para as turmas anteriores, no final de abril; e, para as turmas do subsequente, em maio do próximo ano.

No caso do calendário letivo da graduação em Química Industrial, a coordenadora do curso, Simonise Amarante, explicou que a reformulação consistiu basicamente em inserir a quantidade de dias letivos não cumpridos durante a greve nos meses posteriores à data estabelecida para a conclusão do ano letivo no calendário anterior. “Seguimos o que já é praticado pelas universidades federais quando há paralisações”, argumentou.

No novo calendário do curso superior, o término do primeiro semestre letivo de 2024 ocorrerá em meados de novembro e o do segundo semestre, no final de maio do próximo ano. “Decidimos não incluir mais atividades aos sábados porque a maioria dos estudantes do curso trabalha e teria dificuldades em comparecer”, explicou Simonise, pontuando que os sábados letivos que aparecem no documento atual já estavam previstos no arquivo anterior.

Os quatro novos calendários somente estarão disponíveis no site do Campus Penedo após a aprovação do Cepe.