Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Retorno às atividades letivas remotas do Ifal Penedo acontece nesta quarta-feira
conteúdo

Notícias

Retorno às atividades letivas remotas do Ifal Penedo acontece nesta quarta-feira

Sobre a retomada das aulas presenciais, campus trabalha com a projeção de aplicar o ensino híbrido a partir de abril.
por Lidiane Neves publicado: 01/02/2021 17h33, última modificação: 01/02/2021 18h01

O recesso acadêmico termina nesta terça-feira (2) e as atividades letivas do Ifal Penedo serão retomadas já na quarta (3), ainda por meio do ensino remoto emergencial. Todas as turmas dos cursos técnicos em Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química darão seguimento ao calendário letivo de 2020, da mesma forma como vinha acontecendo desde outubro do ano passado. Ou seja, disciplinas agrupadas em ciclos e ministradas em aulas on-line com interação em tempo real e em momentos assíncronos. CLIQUE AQUI para conferir os horários de aulas de cada turma.

Segundo informações do Departamento de Ensino, a continuidade das atividades da grande maioria das turmas corresponde ainda ao primeiro semestre letivo de 2020. “Deixamos para fechar o calendário do segundo semestre agora em fevereiro, após o retorno do recesso, então ainda vamos decidir sobre as datas exatas do término do ano letivo. Mas, a previsão é que os 4º anos concluam em abril e as outras turmas, no mês de maio”, adiantou Wellinghton Santos, chefe do setor.

Sobre a retomada das aulas presenciais, o Ifal Penedo vem trabalhando com a possibilidade de, a partir de abril, aplicar o ensino híbrido, mesclando atividades desenvolvidas remotamente e nos espaços do próprio campus (salas de aula e laboratórios). “Esse retorno se daria junto com o ingresso das novas turmas de 2021, mas tudo ainda está no campo das projeções. Vamos discutir todas essas possibilidades amplamente com a comunidade a partir deste mês”, disse o professor, referindo-se aos servidores das equipes docente e técnico-administrativa, estudantes e seus respectivos responsáveis legais.

Adequação do campus

Do ponto de vista das condições materiais para o possível retorno híbrido, o Ifal já tem publicado o Plano de Contingência diante da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). O documento foi elaborado no ano passado pelo Grupo de Trabalho Sistêmico e Colaboradores Técnicos para a Normatização de Diretrizes Institucionais para o Retorno das Atividades Presenciais no Ifal, do qual fizeram parte os servidores do Campus Penedo, Tamara Bispo (enfermeira) e Wcleuton Oliveira (docente).

O plano traz uma série de orientações que visam proteger a comunidade do Ifal, neste momento de pandemia e também no período pós pandemia. A enfermeira Tamara explicou que tais diretrizes gerais estão servindo de base para o trabalho da comissão local na construção do plano complementar, que vai adequar as orientações considerando a realidade do Campus Penedo. “Ainda não está finalizado porque, desde a publicação do plano geral de contingência, muitas recomendações de prevenção foram modificadas e estamos trabalhando nessas atualizações”.

De acordo com a servidora, as ações de planejamento para um possível retorno presencial também incluem a compra de materiais, entre eles, termômetros, oxímetros portáteis, máscaras, dispensers para álcool em gel e sabonete líquido, dispensers do tipo totem e tapetes sanitizantes. “Em outubro de 2020, três das servidoras que compõem a comissão [Kelli Santos, Maíra Gomes e Flávia Seixas] realizaram uma vistoria no campus para o levantamento das necessidades e da quantidade ideal dos materiais. No mês seguinte, a solicitação já foi feita à Reitoria, responsável pelo processo de compra”, informou Tamara, acrescentando que, até agora, somente os oxímetros chegaram.

Com a chegada dos materiais, e após definição do campus sobre a retomada das atividades presenciais, a ideia da comissão local é produzir vídeos com as instruções de como será esse retorno, ou seja, os protocolos de prevenção a serem cumpridos para a circulação de pessoas dentro do campus.