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Reitoria no Campus: Penedo recebe gestores do Ifal para última edição da iniciativa em 2022

Comitiva com reitor Carlos Guedes visitou o Campus Penedo, nessa quarta-feira, 21, para ouvir demandas de estudantes e servidores
por Lidiane Neves publicado: 22/12/2022 14h25, última modificação: 22/12/2022 16h44

A última quarta-feira, 21, foi dia de visita ao Campus Penedo para a equipe de gestão da reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O reitor Carlos Guedes e sua comitiva passaram o dia na unidade de ensino para dialogar diretamente com estudantes e servidores. A visita integra o projeto Reitoria no Campus, que vem acontecendo há alguns meses e, desde então, já passou por outras seis unidades: Satuba, Maragogi, São Miguel dos Campos, Murici, Palmeira e Batalha.

A recepção aos gestores aconteceu no auditório, onde houve a apresentação da equipe de pró-reitores e integrantes das diretorias sistêmicas do Ifal. O momento foi precedido pelo grupo Artifal de música, formado por estudantes da unidade de ensino. Em seguida, para conduzir o bate-papo com a comunidade do Campus Penedo, o reitor expôs uma série de fotos captadas em seu cotidiano, demonstrando seu olhar enquanto gestor de uma instituição como o Ifal, para além da agenda de trabalho que cumpre diariamente.

 Uma das imagens da sequência foi de uma visita ao Instituto Federal Goiano, em busca de modelo de projeto para a construção do ginásio de esportes no Campus Penedo. “Durante essa ida à reitoria do IF Goiano, a gente conversou com um grupo de engenheiros e arquitetos, e digo mais: Penedo terá não só um ginásio, como um campo de futebol society”, prometeu Carlos Guedes. O anúncio arrancou calorosos aplausos da plateia presente.

Quanto aos investimentos para contemplar a demanda, o reitor pontuou as limitações orçamentárias impostas nos últimos anos às instituições, mas informou que o Ifal conseguiu uma emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões concedida pelo deputado federal Paulo Fernando dos Santos, conhecido como Paulão. “É com esse recurso que vamos conseguir viabilizar, em 2023, a construção de três quadras esportivas e a reforma de refeitórios em alguns campi, entre outras ações”, garantiu.

Segundo ele, isso não seria possível com o valor que a instituição tem de orçamento previsto para despesas com obras e aquisição de equipamentos e materiais, no próximo ano. “São apenas R$ 700 mil. Para se ter uma ideia do quanto é um valor pequeno para investimentos, se fôssemos aplicá-lo todo na compra de novos computadores, daria apenas umas 140 máquinas para todo o Ifal, ou seja, reitoria e mais 16 campi”, exemplificou o reitor.

 Após a apresentação inicial, servidores e estudantes puderam externar suas demandas e sanar dúvidas. Entre os pontos levantados, a possibilidade de instalação de laboratórios em containers como uma alternativa menos onerosa; a ampliação do acesso à biblioteca virtual para contemplar alunos da Especialização em Educação Ambiental e Cultural; o método de seleção por histórico escolar adotado pelo Ifal para ingresso nos cursos técnicos; a concessão do adicional de insalubridade para servidores que lidam com algum risco à saúde no exercício da atividade de trabalho; e as incertezas sobre o futuro da instituição, diante de um cenário de cortes e bloqueios de verbas.

Para dialogar in loco com a comunidade do Ifal Penedo, participaram dessa edição do Reitoria no Campus as pró-reitoras Cledilma Costa (Ensino), Eunice Palmeira (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e Elisabete Duarte (Extensão); o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade; o chefe do Departamento de Seleção de Ingressos, Eduardo Frigoletto; a diretora de Articulação do Ensino, Patrícia Borsato; o diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco; o assessor executivo Wellington Spencer; o chefe do Departamento de Educação Básica, Henrique Golbery; o chefe substituto do Departamento de Graduação, Genildo Ferreira; a representante da Procuradoria Educacional, Margarez Rodrigues; a assessora da Diretoria de Gestão de Pessoas, Lúcia Ricardo; e a coordenadora da Saúde do Servidor, Hilda Araujo.

Histórias que motivam

 Antes de o reitor se dirigir ao auditório, ele circulou pelo campus com o diretor-geral Felipe Thiago Souza, acompanhou a entrega de lanches aos discentes, viabilizada com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e também ouviu alguns estudantes na área de convivência. Duas delas foram as alunas Amanda Macedo e Valéria Silva, que integram o projeto de extensão Química é Show.

A iniciativa existe no Ifal Penedo desde 2016 e atualmente está sob a orientação da professora Elisangela Santos. Em 2022, o projeto passou a alcançar um maior número de escolas por ter sido contemplado no edital do programa SBPC Vai à Escola, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (CLIQUE AQUI e saiba mais). “A boa notícia é que, no próximo ano, teremos novamente esse apoio financeiro, pois fomos novamente um dos únicos dois projetos de Alagoas contemplados no edital do programa da SBPC”, disse a aluna Amanda.

A conversa teve a participação das pró-reitoras de Ensino e de Extensão. “Escutar estudantes com esse nível de engajamento nas ações do Ifal é o nosso combustível, é o que nos motiva a trabalhar pela instituição”, afirmou Guedes, que também se mostrou emocionado com a história da aluna Valéria. Oriunda de escola pública municipal, a estudante do curso técnico em Química integrado reside no povoado Vista Alegre, em Igreja Nova, e todos os dias acorda às 4h30 para conseguir chegar às 7h no Campus Penedo.

Indicadores acadêmicos

 No período da tarde, a comitiva da reitoria se reuniu com as coordenações locais para apresentar indicadores acadêmicos do Campus Penedo, visando discutir desafios institucionais à luz dos dados oficiais. “A gente trabalha com três plataformas, que são o nosso Sigaa [Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas], o Sistec [Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica] e a Nilo Peçanha [PNP], e temos percebido que elas trazem números que não dialogam”, informou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa.

Segundo ela, o objetivo dessas discussões sobre os indicadores, que serão realizadas com as equipes de todos os campi do Ifal, é identificar as inconsistências e tentar reduzi-las, pois tais discrepâncias são um empecilho para pensar orçamento e processos institucionais de acesso, permanência e êxito dos estudantes nos cursos que a instituição oferta. “Quanto mais próximos forem os números do Sigaa e Sistec, mais fidedignos serão os dados da Plataforma Nilo Peçança”, destacou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, ao abrir a fala para o diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco, responsável pela apresentação dos indicadores do Campus Penedo.

 A PNP é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). A plataforma tem como objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).