Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Registro Acadêmico do Campus Penedo divulga tutorial para cadastro no SIGAA

Registro Acadêmico do Campus Penedo divulga tutorial para cadastro no SIGAA

Novos estudantes já matriculados devem criar perfil no sistema e também solicitar o e-mail institucional
publicado: 16/02/2024 16h35, última modificação: 16/02/2024 16h48

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou um tutorial direcionado aos alunos ingressantes para que realizem o cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Todos os estudantes regularmente matriculados nas novas turmas devem acessar a plataforma, seguindo as orientações contidas no passo a passo (CLIQUE AQUI e confira o documento).

No preenchimento das informações solicitadas na página de cadastro no SIGAA, os dados digitados devem ser os mesmos fornecidos no ato de matrícula na CRA do Campus Penedo. Após se cadastrar no sistema, o estudante já poderá solicitar a criação de seu e-mail institucional. Para isso, é necessário acessar o site emailaluno.ifal.edu.br e entrar utilizando o login e a senha de acesso ao SIGAA.

Dúvidas

Caso haja inconsistências nos dados pessoais ou esqueça a senha e não consiga recuperá-la de forma virtual ou tenha qualquer outra dificuldade no cadastro no SIGAA, o estudante deve entrar em contato pelo e-mail cra.penedo@ifal.edu.br ou ir pessoalmente até o setor. No corpo do e-mail, além da mensagem informando o problema, é necessário anexar a imagem do documento que mostre os dados corretos. No caso de dúvidas com relação ao e-mail institucional, o contato é o e-mail email@aluno.ifal.edu.br.

Sobre o SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas é o espaço que reúne e gerencia as informações da trajetória do estudante na instituição. Por meio do sistema, o aluno pode obter declarações e atestados relativos ao acompanhamento acadêmico, sem precisar se deslocar ao campus, bem como acessar planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, frequências e notas. Além disso, o sistema ainda agrupa informações de pesquisa e extensão: participação em programas de bolsas de iniciação científica e inovação tecnológica e em projetos extensionistas.

Sobre o e-mail institucional

A conta de e-mail institucional é o endereço eletrônico utilizado para envio de informes oficiais e comunicação com docentes e outros setores da instituição. A ferramenta está integrada ao Google Acadêmico, que possui espaço ilimitado no Google Drive e no Gmail. Tanto o cadastro no SIGAA quanto o e-mail institucional são indispensáveis à vida acadêmica do estudante no Ifal.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves