Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Reciclando: projeto do Ifal Penedo encerra ciclo 2025 com entrega de medalhas
conteúdo

Notícias

Reciclando: projeto do Ifal Penedo encerra ciclo 2025 com entrega de medalhas

Premiação dos participantes da coleta de plásticos e metais ocorreu durante gincana ambiental organizada pelo município
publicado: 17/12/2025 15h30, última modificação: 17/12/2025 17h37

Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*

O projeto de extensão “Reciclando”, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, encerrou as atividades da edição 2025 participando da gincana estudantil ambiental, realizada pela Prefeitura de Penedo, na última segunda-feira (15), no ginásio do Complexo Educacional e Esportivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A programação incluiu a entrega de medalhas às equipes envolvidas na coleta de plásticos e metais. O projeto, que funciona como uma olimpíada do conhecimento e da ação para estudantes da rede municipal de ensino, já havia reunido no ano passado, no ginásio do Campus Penedo, cerca de 600 alunos de quatro escolas de ensino fundamental: Douglas Aprato; Hanna Bertholet; Paulo VI; e Teotônio Ribeiro.

 Em 2025, essa participação foi ampliada com a introdução de mais quatro escolas [Barão de Penedo; Irmã Jolenta; Manoel Soares; e Wilton Lucena] e com o envolvimento de aproximadamente 1.400 estudantes”, destacou o professor Pablo Pinheiro, coordenador do “Reciclando”.

Segundo ele, neste ano, o projeto contou com uma equipe formada por quatro alunos bolsistas, além de um estudante contratado como estagiário pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e outros 22 voluntários, todos do ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio. “O grupo se dividiu em equipes e visitou um total de 41 turmas nas oito escolas participantes, em três momentos”, detalhou o docente.

Etapas

 No primeiro momento, as equipes apresentaram o “Reciclando” às turmas. Em seguida, ocorreu uma dinâmica em sala de aula para conscientizar e sensibilizar os estudantes quanto às consequências da gestão incorreta do lixo nas cidades. Já no terceiro momento, houve o engajamento com o tema por meio de uma atividade lúdica de caça ao tesouro, na qual os materiais recicláveis foram espalhados pelas escolas e os alunos tinham até 10 minutos para encontrarem o maior número possível de itens.

Tais atividades de conscientização, sensibilização e engajamento compreenderam a primeira etapa de ação do projeto, executada de agosto a outubro de 2025. Na segunda, entre os meses de novembro e dezembro, houve cinco rodadas de coleta seletiva, com o registro do quantitativo de materiais plásticos e metais coletados por cada equipe de alunos das escolas participantes.

 As medalhas de ouro, prata e bronze, que coroaram o ciclo do projeto, foram entregues aos estudantes dos times mais engajados na coleta de material durante a competição. A edição 2025 do “Reciclando” teve a Escola Barão de Penedo como a grande campeã.

Da gincana ambiental organizada pela Coordenação de Meio Ambiente da Semed e destinada a todas as unidades de ensino da rede municipal, as vencedoras foram as equipes das escolas Hanna Bertholet, Josef Bergmann e Santa Luzia. Além da Semarh e do Ifal, o evento contou com a colaboração da Associação Recicla Penedo, da empresa WLR Soluções Energias, do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves