Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Publicado edital da Assistência Estudantil para concessão de auxílios e bolsas em 2023

Recadastro e cadastro no Serviço Social serão feitos de forma on-line em prazos diferentes especificados no documento
publicado: 02/02/2023 08h20, última modificação: 02/02/2023 08h20

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo publicou, nesta quarta-feira, 1º, o edital de seleção da Assistência Estudantil 2023 (CLIQUE AQUI). O documento traz orientações sobre o recadastro e cadastro de estudantes dos cursos presenciais de nível médio e superior nos programas de Auxílio Permanência (PAuP), Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e Apoio às Atividades Estudantis (PAAE).

O prazo para recadastramento no Serviço Social vai de 6 a 10 de fevereiro e é destinado a quem já recebe bolsa e/ou auxílio da Assistência Estudantil (exceto o fornecido pelo setor de Nutrição) ou quem estava na lista de espera (cadastro de reserva) da seleção 2022. Os documentos necessários para o recadastro estão listados no item 4.1 do edital.

Já o prazo para cadastramento vai de 15 a 19 de fevereiro e deve ser realizado pelos estudantes que ingressaram no Ifal Penedo em 2023 e por aqueles que estavam matriculados em curso técnico ou na graduação presencial, mas que não recebiam auxílios e/ou bolsas, ou seja, sem cadastro ou cadastro indeferido pelo Serviço Social, no ano passado. Os documentos necessários para o cadastro estão listados no item 4.2 do edital.

Em ambos os casos, as inscrições ocorrerão, exclusivamente, mediante o preenchimento do questionário socioeconômico no endereço: abre.ai/qsepenedo23. Os estudantes deverão anexar no próprio formulário on-line toda a documentação que consta no edital, dentro dos prazos estabelecidos para cada modalidade (recadastro e cadastro). A inscrição somente valerá se o questionário estiver preenchido e a documentação estiver anexada.

De acordo com o cronograma do edital da Assistência Estudantil, todos os documentos enviados pelos estudantes serão analisados entre os dias 23 de fevereiro e 9 de março. Logo após, o Serviço Social publicará o resultado da homologação das inscrições e dará um prazo de três dias (10 a 12 de março) para que os inscritos regularizem pendências. As próximas etapas do cronograma estão descritas no item 14 do edital.

Sobre os programas

O público-alvo desta seleção da Assistência Estudantil são os alunos do Campus Penedo regularmente matriculados nos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química (integrado e subsequente ao ensino médio) e no bacharelado em Química Industrial, prioritariamente, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio vigente.

No caso do Programa Auxílio Permanência (PauP), o objetivo é a transferência de recursos financeiros aos estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. O valor do auxílio concedido varia entre R$ 130,00 e R$ 250,00 mensais.

Já o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) tem como objetivo a transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa mensal no valor de R$ 200,00, para possibilitar aos estudantes o despertar às experiências artísticas ou desportivas. Ao serem inseridos no Pipad, a ideia é que os bolsistas desenvolvam atividades que possam proporcionar o reconhecimento de suas habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e no esporte.

Por fim, o Programa de Apoio às Atividades Estudantis (PAAE) visa conceder recursos materiais aos estudantes, o que engloba o fornecimento de óculos corretivos, fardamento escolar e material didático. A seleção é apenas para a concessão de óculos, pois o fardamento e material didático já são entregues a todos os estudantes, independentemente de renda familiar, a cada início de ano letivo.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves