Notícias
PS 2026: confira as orientações para quem foi indeferido na heteroidentificação
Com a divulgação do RESULTADO PRELIMINAR da validação da autodeclaração étnico-racial (heteroidentificação), referente ao Processo Seletivo 2026 para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), os candidatos indeferidos devem se atentar para o prazo de recurso on-line nesta quarta (14) e quinta-feira (15).
Conforme estabelece o Edital de 1ª Convocação, para recorrer contra o resultado preliminar, é necessário utilizar obrigatoriamente o formulário eletrônico disponível no site www.copeve.ufal.br/sistema. Os recursos deverão ser elaborados individualmente, seguindo as orientações constantes no formulário, e ser encaminhados pelo mesmo sistema eletrônico da Copeve (CLIQUE AQUI e confira o passo a passo).
O candidato deverá interpor recurso com argumentos consistentes, objetivos e atinentes ao pleito, expondo suas contestações, de forma clara e objetiva. Nessa fase, não será permitido o envio de novos arquivos de imagem ou vídeo e de documentação complementar ou adicional. Recursos fora do prazo estabelecido também não serão aceitos.
Aqueles que concorrem às vagas reservadas às pessoas pretas ou pardas/os deverão ficar atentos, pois, caso haja necessidade, poderão ser convocados, de forma excepcional, para uma entrevista presencial ou telepresencial. O comunicado será realizado através de publicação no site da Copeve, com antecedência mínima de um dia, caso a entrevista seja on-line; ou de dois dias, caso seja presencial.
O resultado da análise dos recursos será disponibilizado aos interessados por meio de consulta no sistema de inscrições da Copeve. No dia 23 de janeiro, a instituição divulgará a lista final com os classificados e suplentes do Processo Seletivo 2026. No caso dos candidatos do Campus Penedo, a etapa seguinte será a realização das matrículas previstas para o início de fevereiro. O edital com todas as orientações para o procedimento e a lista de documentos necessários será publicado no site exame.ifal.edu.br.