Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Propostas de reformulação do calendário letivo 2020.1 passam pelo Conselho de Campus

Concamp também aprovou homenagem ao professor Sueudo Fernandes, que dará nome ao auditório do Ifal Penedo.
por Lidiane Neves publicado: 22/12/2020 20h19, última modificação: 23/05/2024 14h19

Em reunião ocorrida na noite de segunda-feira, 21, o Departamento de Ensino do Ifal Penedo submeteu ao Conselho de Campus (Concamp) as propostas de calendário referentes ao 1º semestre do ano letivo de 2020, para todas as turmas dos cursos técnicos integrados e subsequente ao ensino médio. Com datas diferentes de retomada das aulas por meio do ensino remoto emergencial (ERE), e devido às especificidades no formato de distribuição das atividades síncronas e assíncronas definido pelos colegiados, o trabalho de reformulação gerou mais de um calendário por curso.

As primeiras turmas a encerrarem o 1º semestre, em 30 de dezembro, serão os 4º anos dos cursos de Açúcar e Álcool (AA) e de Meio Ambiente (MA). Embora tenha retomado as aulas de forma remota no mesmo mês, em outubro, a turma do 4º período do curso de Química (QUI) subsequente somente finalizará o semestre letivo em 23 de fevereiro de 2021. As diferenças de datas seguem nas demais turmas: 1º, 2º e 3º anos de MA e 3º ano de AA (5 de março); 1º ano de QUI integrado (15 de março); 2º ano de QUI integrado (17 de março); 1º ao 3º período de QUI subsequente (até 23 de fevereiro). Os calendários consideram o período de férias da equipe docente, entre os dias 4 de janeiro e 2 de fevereiro.

“O MEC [Ministério da Educação] retirou a exigência dos 200 dias letivos para fechar o calendário letivo. Com isso, passamos a contabilizar as atividades em hora-relógio e assim cumprir a carga horária das disciplinas, que organizamos para ministrá-las em ciclos”, explicou o chefe do Departamento de Ensino, Wellinghton Santos, referindo-se à Lei 14.040/20, que suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos em razão da pandemia de Covid-19. No entanto, a norma publicada em agosto deste ano estabelece a manutenção da carga horária prevista na grade curricular de cada curso.

Ele esclareceu que as propostas apresentadas ao Concamp não incluíram o 2º semestre letivo, devido às possibilidades de mudança de paradigma com relação ao enfrentamento da pandemia, já nos primeiros meses do próximo ano. “Como temos até 28 de fevereiro para fechar a reformulação referente ao restante do ano letivo de 2020, e não se sabe se já poderemos aplicar o ensino híbrido com algumas atividades presenciais, preferimos aguardar. Mas, caso o ensino remoto emergencial se mantenha, a previsão é que o 2º semestre seja finalizado em meados de maio”, afirmou o docente.

Reunião - Concamp PenedoTodas as propostas foram aprovadas ad referendum pelo Concamp, já que ainda estão sob análise do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Instituto Federal de Alagoas. Em breve, os arquivos estarão disponíveis para a comunidade acadêmica no site do Campus Penedo. “Não foi um trabalho fácil e envolveu várias mãos para que conseguíssemos fechar esses calendários”, destacou Wellinghton sobre o trabalho coletivo da comissão formada por servidores e estudantes, com o envolvimento das coordenações dos cursos técnicos, de formação geral, pedagógica e de registro acadêmico.

Outras pautas

Membros do Concamp também aprovaram, durante a reunião, a sugestão de batizar o auditório do Ifal Penedo com o nome do docente Sueudo Fernandes, falecido no dia 26 de outubro deste ano. “Como professor de música, ele desenvolveu um belo trabalho em nosso campus, e a gestão gostaria de prestar essa justa homenagem. A partir da aprovação, vamos iniciar os trâmites para formalizar a inauguração do Auditório Sueudo Fernandes”, ressaltou o diretor-geral do campus, Felipe Thiago Souza, sobre o espaço que ao longo dos últimos seis anos foi, por diversas vezes, palco das apresentações do Artifal Música, programa de extensão coordenado na unidade de ensino pelo professor falecido, entre 2014 e 2020.

A pauta da reunião de segunda-feira incluiu ainda a apresentação do novo membro do Concamp, Alysson Dantas. Conselheiro tutelar do município de Penedo, ele passa a integrar o órgão colegiado do campus como representante da sociedade civil. “Além de atuar na defesa dos direitos da criança e do adolescente, Alysson é professor da rede estadual de ensino e, portanto, um bom nome para representar a comunidade externa e somar ao nosso trabalho”, ressaltou Felipe Thiago, que preside o Concamp e, conforme o Regimento Geral do Ifal, é responsável pela indicação desse representante.

Sobre o Concamp

O Conselho de Campus é o órgão máximo do Ifal Penedo. De caráter consultivo e deliberativo, atua com a finalidade de regulamentar a execução das normas aprovadas pelo Conselho Superior (Consup) e pelo Cepe, podendo complementá-las, no âmbito do campus, a fim de democratizar a tomada de decisão nas políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração geral da unidade de ensino.

Sua composição inclui 13 membros: o diretor-geral do campus como presidente; oito representantes eleitos dos segmentos discente, docente, técnico-administrativo e de responsáveis legais para um mandato de dois anos (2019-2021); dois representantes das áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração; um representante da sociedade civil do município ou região; e um representante do Sindicato dos Servidores do Ifal.