Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Projetos de pesquisa em andamento no Ifal Penedo passam por avaliação parcial
conteúdo

Notícias

Projetos de pesquisa em andamento no Ifal Penedo passam por avaliação parcial

Atualmente, estão em curso no campus 26 projetos, dos quais 20 de iniciação científica e 6 de desenvolvimento tecnológico e inovação
por Lidiane Neves publicado: 27/03/2025 17h53, última modificação: 28/03/2025 12h01

Nos últimos dois dias, as pesquisas em andamento no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo foram submetidas à avaliação parcial da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI). Realizadas no auditório da unidade de ensino, as apresentações são etapa obrigatória para a continuidade dos trabalhos vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Ao todo, estão em curso no Ifal Penedo 26 projetos, sendo 20 do Pibic e 6 do Pibiti, aprovados nos editais de seleção nº 05 e 06/2024 da PRPPI e com prazo de execução até agosto de 2025. São pesquisas que estão alinhadas aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados no campus e a outras áreas, contribuindo para a produção do conhecimento científico sobre a realidade de Penedo, além de estimular a busca por soluções inovadoras para um desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Nessa etapa de avaliação parcial, os estudantes bolsistas e voluntários compartilharam com a comunidade acadêmica o conhecimento adquirido como jovens pesquisadores. A cada apresentação, uma banca formada por docentes do próprio campus ou convidados externos avaliou se os trabalhos estão seguindo o cronograma e os objetivos propostos, identificou dificuldades enfrentadas pelas equipes e sugeriu possíveis ajustes na abordagem ou metodologia de pesquisa.

 Um dos projetos em andamento investiga a produção de biodiesel a partir de resíduos de óleo de cozinha. Vinculada ao Pibic, a pesquisa é coordenada pela professora Taciana Carneiro Chaves e conta com a participação das estudantes de ensino médio Raissa Gomes de Jesus e Livya Alexandra dos Santos Vieira, como bolsista e voluntária, respectivamente.

Conforme explicaram, já há estudos científicos que buscam aproveitar o óleo de cozinha descartado inadequadamente na natureza para a fabricação de biodiesel. O diferencial deste projeto está nas condições experimentais adotadas. “Estamos trabalhando com hidróxido de sódio e ácido sulfúrico, e sua mistura com os álcoois metanol e etanol, para comparar o desempenho das reações químicas e identificar a melhor condição”, informou a docente orientadora.

A preocupação com a sustentabilidade também se reflete nas iniciativas vinculadas ao Pibiti. Sob a orientação da professora Marina de Magalhães Silva, a pesquisa intitulada “Fibra de cana-de-açúcar como reforço em protótipo de bioplásticos empregando polímeros naturais”, por exemplo, busca minimizar o impacto ambiental das sacolas plásticas, propondo como alternativa um bioplástico produzido a partir de fontes renováveis.

 Durante a apresentação dos resultados parciais, a bolsista Luana Querino dos Santos, aluna da graduação em Química Industrial, explicou que o objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade técnica da confecção de bioplástico a partir de um modelo que utiliza o amido extraído de cereais (aveia e arroz) e tubérculos (mandioca e batata-doce), reforçados com fibras de cana-de-açúcar.

A pesquisa já passou pelas etapas de revisão da literatura; coleta, preparo e caracterização da fibra de cana; produção e comparação do bioplástico de amido industrializado com e sem a inclusão da fibra; e extração do amido presente em polímeros naturais. “Os próximos passos serão caracterizar esse amido extraído, produzir os bioplásticos com e sem a adição da fibra e realizar a análise comparativa da qualidade dos bioplásticos produzidos”, detalhou a bolsista Luana, com base no cronograma previsto.

Confira abaixo a relação com os títulos de todas as pesquisas em andamento no Ifal Penedo e seus respectivos coordenadores:

Projetos de Iniciação Científica (Pibic) 

1. Avaliação de parâmetros para tratamento de água em coluna de adsorção de leito fixo, utilizando resíduos da carcinicultura (Taciana do Nascimento Santos)

2. Identificação e caracterização da precariedade habitacional em Penedo, Alagoas (Bruna Maria Ferrari Machado)

3. Análise da qualidade de água distribuída para consumo humano no município de Piaçabuçu-AL (Ana Laura Oliveira de Sá Leitão)

4. A imagem pública do IFAL Penedo: um estudo sobre as representações sociais de discentes e familiares (Marcos Roberto Paixão Santos)

5. Avaliação da presença de microplásticos em sedimento de praias do litoral sul alagoano (Tiago de Moraes Lenz)

6. Cartografia das Populações Tradicionais da Região do Baixo Rio São Francisco (Évelyn Márcia Pôssa)

7. Xerimbabos (Thaline Luize Ribeiro Fontenele)

8. Avaliação do efeito térmico de praças públicas na mitigação de ilhas de calor: estudo de caso em Penedo-AL (Alline Gomes Lamenha e Silva)

9. Da ancestralidade indígena no IFAL Penedo à discussão da parditude (Gisele Oliveira de Lima)

10. Educação, política e emancipação em Gramsci: um estudo a partir dos escritos do cárcere (Jarbas Maurício Gomes)

11. Produção de biodiesel a partir dos resíduos de óleo de cozinha (Taciana Carneiro Chaves)

12. Aveia como Coagulante no Tratamento de Esgoto Sanitário Bruto: Potencial e Aplicações (Marina de Magalhães Silva)

13. Desafios e ações na gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na cidade de Penedo-AL (Vanessa Limeira Azevedo Gomes)

14. Estudo comparativo da capacidade adsortiva do bagaço de cana-de-açúcar ativado em diferentes meios como adsorvente de corante têxtil (Simonise Figueiredo Amarante Cunha)

15. Consumo de frutos do mar não convencionais em comunidades tradicionais pesqueiras do litoral sul de Alagoas (Maria Lilian de Freitas Lima)

16. As pesquisas acadêmicas sobre a interdisciplinaridade matemática-química no Brasil no período de 2015 a 2024 (Emerson de Oliveira Dantas)

17. Influência da sazonalidade na composição fenólica de ervas medicinais cultivadas no IFAL Campus Penedo (Bárbara Elizabeth Alves de Magalhães)

18. Levantamento e testagem de metodologias de extração do elemento cromo a partir de sedimentos superficiais (Elisangela Costa Santos)

19. Técnicas de destoxificação para a produção sustentável do etanol 2G (Mirelle Márcio Santos Cabral)

20. Quantificação de Sacarose, Glicose e Frutose em Cana-de-Açúcar por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (Mirelle Márcio Santos Cabral)

Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)

1. Fibra de cana-de-açúcar como reforço em protótipo de bioplásticos empregando polímeros naturais (Marina de Magalhães Silvas)

2. Caracterização físico-química e orgânica do mel de Penedo-AL e cidades vizinhas (Elisangela Costa Santos)

3. Elaboração e desenvolvimento de produtos técnico e tecnológicos para o ensino de filosofia na EPT: materiais didáticos para introdução aos estudos filosóficos (Jarbas Maurício Gomes)

4. Sequência Didática para o ensino da Classificação dos Sistemas de Equações Lineares utilizando o software (Emerson de Oliveira Dantas)

5. Rastreamento solar: uma análise energética e financeira do uso desta tecnologia em painéis solares (Oberlan da Silva)

6. Desenvolvimento de um rastreador solar autônomo de dois eixos para aplicação em painéis solares (Oberlan da Silva)