Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Projeto interdisciplinar marca último sábado letivo das turmas de 2013 a 2015

Projeto interdisciplinar marca último sábado letivo das turmas de 2013 a 2015

Atividade envolveu docentes da área de formação geral e estudantes de 10 turmas do Ifal Penedo.

publicado: 09/08/2017 15h10, última modificação: 09/08/2017 15h10

O último sábado letivo do calendário acadêmico das turmas de 2013 a 2015 foi marcado por apresentações de trabalhos relacionados ao projeto Entre poesias e canções: uma viagem pelo “longo” século XX. Realizada no auditório do Ifal Penedo, no dia 29 de julho, a atividade contou com o envolvimento de professores da área de formação geral e a participação de estudantes de 10 turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Açúcar e Álcool e Meio Ambiente).

De acordo com a professora de Língua Inglesa, Carla Andrade, a iniciativa teve como objetivo promover a interdisciplinaridade dos componentes curriculares da área de formação geral por meio da música, poesia ou poema. “É uma maneira de envolver coordenações, docentes e discentes em uma atividade diferente e interdisciplinar, porque trabalhamos conteúdos de História, Filosofia e Artes, por exemplo, de maneira dinâmica, saindo do método tradicional de aula expositiva”, destacou a docente, uma das idealizadoras do projeto.

A proposta foi que os professores se responsabilizassem em orientar as turmas para que elas desenvolvessem atividades atinentes ao século XX e elaborassem apresentações focadas em momentos históricos e culturais de cada década desse século. “Então teve todo um trabalho prévio de pesquisa dos estudantes sobre o período histórico definido por sorteio para cada turma”, explicou Carla Andrade. O sábado letivo foi a culminância do projeto, o dia em que os alunos se caracterizaram e se apresentaram contextualizando fatos históricos do século XX e interpretando músicas, poemas e poesias”, explicou Carla Andrade.

O projeto também buscou despertar o interesse dos alunos por línguas modernas e revelar talentos, ao oferecer espaço para apresentações artístico-culturais e incentivar novos intérpretes, instrumentistas e poetas a mostrarem seus trabalhos para o público.

Todas as atividades realizadas durante o projeto foram consideradas como avaliação processual qualitativa e quantitativa para as disciplinas envolvidas, tendo peso determinado por cada docente responsável pela turma. Conforme o projeto, os professores participantes atribuirão em sua disciplina a nota definida pelos docentes orientadores de turma. Para avaliação do desempenho das turmas no dia das apresentações, foi formada uma banca que julgou os trabalhos com base em critérios preestabelecidos, tais como desenvoltura, criatividade, originalidade, coerência com o tema, entre outros.