Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Projeto do Campus Penedo lança perfil em mídia social para abordar ancestralidade indígena no Ifal
conteúdo

Notícias

Projeto do Campus Penedo lança perfil em mídia social para abordar ancestralidade indígena no Ifal

O foco da pesquisa está na investigação sobre as origens indígenas entre estudantes e servidores do Instituto.
por Lidiane Neves publicado: 12/06/2021 11h28, última modificação: 12/06/2021 11h28

“Você conhece suas origens?”. Foi com essa pergunta provocativa que a equipe do projeto de pesquisa Ancestralidade Indígena no Ifal lançou, esta semana, seu perfil na mídia social Instagram. Segundo a orientadora e professora de História do Campus Penedo, Gisele Oliveira de Lima, a ideia é usar a plataforma para desenvolver um trabalho de sensibilização acerca do tema, junto às comunidades interna e externa (CLIQUE AQUI para conhecer).

O foco da pesquisa está na investigação sobre a ancestralidade indígena entre os servidores e os estudantes do Instituto. “Apesar de ser este o público-alvo, a participação do público externo no perfil do Instagram é muito bem-vinda, pois o propósito é compartilhar informações e despertar o interesse na descoberta de suas raízes”, destaca a docente, que conta na equipe de trabalho com a aluna bolsista Amanda Cecília Macedo de Oliveira e a voluntária Bruna Eduarda Santos Moura.

Na primeira publicação feita, a pergunta que leva ao questionamento sobre quem realmente somos já introduz algumas reflexões sobre o quanto a população brasileira é desestimulada a procurar por suas origens. “(...) as pessoas com ascendências indígenas demoram ainda mais para descobrir de onde vêm seus traços e características. Afinal, em nosso imaginário, há pouquíssimas variações sobre o que é ser indígena. Em geral, a figura que vem à cabeça é de pessoas de cabelos pretos e lisos, pele dourada e olhos puxados”, diz um dos trechos do texto que acompanha a imagem publicada.

A presença do projeto na mídia social é parte de um conjunto de ações. “Após este processo de sensibilização, pretendemos aplicar atividades combinadas com alguns professores para coletarmos informações sobre o conhecimento ou não da ancestralidade indígena entre os estudantes, e de que maneira eles souberam desta origem e qual história é contada em torno deste personagem ou destes personagens”, informa Gisele, acrescentando que o trabalho com os servidores será feito de outro modo. “Planejamos fazer a coleta dessas informações através do Google Formulários, após o retorno das férias de julho”.

A pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos de Humanas do Brasil Contemporâneo (GEHB) e conta com o financiamento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Penedo. O projeto foi um dos contemplados pelo edital do Neabi, lançado em fevereiro deste ano, para selecionar projetos sobre questões étnico-raciais. O período de vigência da bolsa concedida a uma das estudantes envolvidas vai até dezembro.

“O projeto surgiu sobre o pouco ou quase nada sabermos das nossas origens. O bate-papo que tivemos com a artista Georgia Cardoso, que buscou o autoconhecimento e saber mais sobre suas raízes indígenas e legitimá-las na sua vida e na sua arte, foi o pontapé inicial para nos debruçarmos sobre os silenciamentos e as histórias incompletas das origens indígenas”, contextualiza a docente. O bate-papo citado ocorreu em novembro de 2020, no canal do Ifal Penedo no YouTube, como parte da programação do ciclo de webinários Arte Ancestralidade (CLIQUE AQUI para assistir).

A professora de História conta que também desenvolveu um trabalho em sala de aula sobre as origens indígenas e percebeu que muitos alunos se defrontaram com a presença indígena na sua árvore genealógica. No entanto, essas conexões familiares, quando não desconhecidas pelos discentes, mostraram-se pouco valorizadas. “Diante disto, despertou-se o interesse em investigar sobre a ancestralidade indígena entre os servidores e os estudantes do Ifal”, finaliza.