Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Projeto de ensino prepara alunos do Ifal Penedo para olimpíadas de matemática

Projeto de ensino prepara alunos do Ifal Penedo para olimpíadas de matemática

As atividades acontecem uma vez por semana, no Laboratório de Física e Matemática, nos dois turnos.

publicado: 20/05/2019 17h58, última modificação: 02/05/2024 15h09

Este ano, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com interesse em melhorar o desempenho em olimpíadas do conhecimento que envolvem a matemática, podem contar com o suporte de um dos projetos de ensino desenvolvidos no Ifal Penedo. Com o título “Treinando os novos atletas olímpicos da matemática”, a iniciativa está sob a coordenação da professora Mayra Albuquerque e é executada desde abril com a participação do aluno bolsista Ítalo Gustavo Lira e dos voluntários Anniele Sterfany Leite e Guilherme Braz.

As atividades acontecem uma vez por semana, no Laboratório de Física e Matemática, e têm agregado estudantes de diferentes séries das turmas matutinas e vespertinas. A professora explica que o projeto busca oferecer uma preparação específica para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), proporcionando a aprendizagem de temas da área pouco ou nunca abordados nos conteúdos programáticos do ensino médio regular.

A metodologia aplicada se baseia na resolução de questões das edições anteriores dessas competições. “Nesses primeiros meses de atividades, as aulas foram conduzidas de maneira expositiva com a resolução de problemas e desafios referentes à primeira fase da Omif, que aconteceu no início de maio, e da Obmep, marcada para o dia 21 deste mês”, explica Mayra, acrescentando que, em um segundo momento, o foco será a preparação para a segunda fase, com prioridade não somente à resolução dos problemas, como também à formalização da resposta escrita, já que nesta fase a prova é discursiva.

Esta é a primeira vez que o Ifal Penedo participa da Omif, evento que está em seu segundo ano de realização. Da Obmep, que está na 15ª edição, a participação de estudantes do campus em anos anteriores já rendeu uma medalha de bronze (2016) e diversas menções honrosas. “O projeto de ensino foca na preparação para esse tipo de competição, no entanto, também serve como mecanismo de mudança positiva da aprendizagem da matemática e redução da evasão decorrente de dificuldades com a disciplina”, destaca a docente, que também conta com a colaboração dos professores Jonas Gonçalves e Regivan Santos.

Os motivos que atraíram os estudantes que vêm participando do projeto são os mais diversos. A aluna Tâmara dos Santos, do 2º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool, confessa não ter muita afinidade com a matemática por achar os conteúdos difíceis. “Me interessei em frequentar as atividades como uma forma de aprender e tentar melhorar meu rendimento na disciplina”. No caso da estudante Kelly Cristina Ezequiel, de uma das turmas de 1º ano do curso de Meio Ambiente, o interesse pelo projeto partiu do gosto que já tem pela matemática. “Como é uma disciplina que eu gosto, não sinto muitas dificuldades e vejo o projeto como um incentivo para melhor desenvolver minhas habilidades com números”, diz a jovem.

Bolsista e voluntários – Responsáveis pela condução das atividades semanais no laboratório, os estudantes Ítalo, Anniele e Guilherme formam uma equipe movida à paixão pela área de Exatas. “Costumo dizer que matemática é o que salva meu boletim no Ifal”, brinca a voluntária Anniele, que acumula a experiência de ter sido monitora da disciplina, em 2017, por oito meses, e já decidiu que quer fazer faculdade de Engenharia Química.

Para os três alunos, que são do 4º ano do curso de Açúcar e Álcool, a experiência de compartilhar o que sabem e colaborar para o aprendizado dos colegas é gratificante. “Eu vejo em alguns estudantes o que eu era antes, quando ingressei no Ifal, e me sinto bem por ter a oportunidade de colaborar para que outros alunos superem dificuldades”, ressalta o bolsista Ítalo, que hoje se considera bom em matemática, depois de um primeiro ano com algumas notas baixas na matéria.

Já o voluntário Guilherme afirma que o bom desempenho na disciplina se deve a sua habilidade em raciocínio lógico. Ele foi um dos estudantes do Campus Penedo que, em 2016 e 2017, recebeu menção honrosa da Obmep. O aluno se relaciona tão bem com números que semanalmente participa de desafios propostos pelo site Obmepeiros Educação e já até foi premiado com menção de bronze. “Além de colaborar para o desempenho dos que participam do projeto de ensino, eu também estou treinando para as olimpíadas deste ano”, finaliza Guilherme.