Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Projeto apresentado em evento de Agroecologia recebe certificado de excelência

Projeto apresentado em evento de Agroecologia recebe certificado de excelência

Iniciativa de extensão trabalhou com a reutilização do bagaço da cana-de-açúcar na alimentação de animais em clínica de equoterapia.

publicado: 28/08/2017 21h55, última modificação: 29/08/2017 17h30

Levado ao 16º Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERA 2017) pelo Ifal Penedo, o trabalho intitulado “Gestão de resíduos sólidos: uma alternativa para alimentação de animais ruminantes” foi premiado como o melhor da área temática “Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais” e será publicado em edição suplementar da Revista Ciência Agrícola, mantida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O evento aconteceu no município alagoano de Rio Largo, no final de abril, mas o certificado de excelência só foi concedido pela comissão científica neste mês de agosto. O trabalho apresentado no ERA 2017 resulta de um projeto de extensão executado no ano passado pelas estudantes do curso técnico em Açúcar e Álcool, Maria Elayne Sousa e Natália Lorrana Santos, sob a orientação do professor Felipe Thiago Souza.

Projeto de extensão recebe certificado de excelência em evento.Desenvolvido no Centro de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara (Acresc), em Penedo, o projeto trabalhou com a reutilização de resíduos orgânicos (bagaço da cana-de-açúcar) para alimentação de equinos. A iniciativa colaborou para a redução dos custos de manutenção da dieta animal, o que resultou na ampliação da oferta de vagas para tratamento de pessoas de baixa renda. Além disso, houve uma melhora no sistema digestivo dos cavalos, devido ao alto teor de fibra presente no bagaço.

“Ao oferecer uma alimentação alternativa de baixo custo para os equinos, houve diminuição no consumo do fardo de feno, principal despesa da clínica”, explica o professor Felipe Thiago, acrescentando que os resíduos do bagaço da cana-de-açúcar foram incorporados à dieta animal, substituindo 50% do feno utilizado. Para conseguir o bagaço, a equipe buscou a parceria das pessoas que vendem caldo de cana na cidade. Além das bolsistas Maria Elayne e Natália Lorrana, o projeto contou com a participação do estudante voluntário Paulo Victor.