Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Programa do Ifal Penedo amplia ações para comunidade quilombola Oiteiro

Programa do Ifal Penedo amplia ações para comunidade quilombola Oiteiro

Foco do “Minha Comunidade” é o desenvolvimento local sustentável e a valorização das tradições culturais afro-brasileiras.

publicado: 23/03/2017 13h22, última modificação: 23/03/2017 13h50

A equipe do Programa Minha Comunidade realizou, na noite de quarta-feira (22), o primeiro encontro com moradores do Oiteiro (bairro Senhor do Bonfim) para apresentar as ações planejadas para 2017. O programa é uma iniciativa de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que no Campus Penedo é desenvolvida, desde o ano passado, junto à comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, com foco no desenvolvimento local sustentável e valorização das tradições culturais afro-brasileiras.

“O programa abarca quatro frentes de trabalho que este ano incluem a comunidade do Oiteiro, localizada na zona urbana do município e oficialmente reconhecida como remanescente de quilombo”, explicou o professor Joallan Rocha, coordenador geral da ação. Segundo ele, para esse primeiro encontro, o contato foi feito com a presidente da ONG Oiteiro do Quilombo, Cleide Mônica Alves, que se encarregou de convidar potenciais multiplicadores das ideias do programa e pessoas que se envolvam na execução das ações.

Dentre os quatro projetos que integram o programa, três serão desenvolvidos junto à comunidade do Oiteiro pelos próximos oito meses. Um deles tem como objetivo o resgate e a valorização das tradições afro-brasileiras na comunidade, através da realização de oficinas, palestras e eventos culturais. A contextualização do projeto foi apresentada pelos bolsistas Alysson Melo e Giovanna Gomes, sob a orientação do professor Joallan.

I Encontro do Programa Minha Comunidade no OiteiroOutro projeto, que será coordenado pelo docente Jarbas Gomes, visa trabalhar com os jovens da comunidade, buscando implementar uma rotina de palestras, práticas e orientações que viabilizem a educação ambiental. Na ocasião, as bolsistas Maria Eduarda Silva e Sarah Nascimento explicaram que a atuação da equipe do Ifal Penedo será no sentido de estimular os jovens a terem um olhar mais crítico sobre a comunidade onde vivem, principalmente, no que diz respeito ao cuidado, preservação e tratamento do lixo gerado pelos moradores.

A terceira ação está voltada para a geração de renda e tem como público-alvo mulheres em condições de vulnerabilidade econômica e social. “A proposta é ensiná-las a produzir licor caseiro, aproveitando a matéria-prima que se tem disponível, principalmente, frutas regionais”, explicou a bolsista Ana Paula Santos, que apresentou o projeto com o colega Túlio Lucas. A ação tem como coordenador o professor Felipe Thiago Caldeira de Souza.

Tabuleiro dos Negros - O outro projeto que integra o Programa Minha Comunidade será desenvolvido somente no povoado Tabuleiro dos Negros, em continuação ao que foi implantado no ano passado na Escola Municipal de Educação Básica Santo Antônio, sob a orientação da professora Jeinny Santos. Trata-se da manutenção de uma horta orgânica, cujo adubo é produzido a partir da compostagem dos resíduos orgânicos gerados na própria escola. As hortaliças cultivadas são incorporadas à merenda escolar, o que contribui para a melhoria do cardápio.