Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Professora do Ifal Penedo integra coletânea sobre ações de extensão artísticas na rede EPT

Capítulo relata experiência no IFPE, mas estratégia didática é utilizada pela docente nas atividades que hoje desenvolve no campus alagoano
publicado: 09/08/2023 18h30, última modificação: 10/08/2023 08h04

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A professora de Artes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Eurípedes Norberta da Silva, é uma das autoras que compõem a coletânea de livros “Ações de Extensão nas Áreas de Arte na Educação Profissional e Tecnológica [rede EPT]”, lançada pela Editora IFPR – Instituto Federal do Paraná, no último dia 31 de julho.

O capítulo, intitulado “Arte e Literatura: uma experiência do saber poético”, foi escrito em conjunto com a docente Laíse Alves Candido, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). No texto, as autoras compartilham uma ação extensionista que envolveu comunidade externa, estudantes e servidores do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira, na produção de conteúdos no âmbito das Artes Plásticas e da Literatura, em um momento de distanciamento social, devido às restrições de contato presencial impostas pela pandemia da Covid-19, em 2020.

A professora Norberta destaca que a ação descrita no livro serviu como experiência de aprendizagem para que desenvolvesse atividades com a mesma finalidade, no campus onde hoje atua. “Esse trabalho foi a continuação da estratégia didática que adoto nas minhas aulas de Artes, desde 2016, no Instituto Federal de Mato Grosso [IFMT]; depois no IFPE e agora no Ifal Penedo”, explicou a servidora, que integra o quadro docente do campus alagoano desde agosto de 2020.

A experiência relatada buscou desafiar o público-alvo a produzir obras artísticas, tendo a possibilidade de usar poemas visuais e verbais, isto é, imagens e versos. Este último em forma de cordel. O objetivo era usar as Artes Plásticas e a Literatura como formas de expressão para promover a criatividade, expressão e interação entre as comunidades interna e externa da unidade de ensino onde o projeto foi desenvolvido.

“Trabalhar de forma interdisciplinar com Literatura e Artes Visuais nas poéticas de criação artística, nas aulas de Artes, é bastante enriquecedor. Pois, utilizar textos literários e imagens na mesma obra possibilita agregar mais sentidos à criatividade dos estudantes. Utilizar duas linguagens, verbal (texto) e não verbal (imagem), é uma estratégia didática que utilizo para facilitar a aprendizagem dos conteúdos poéticos que trabalho com os estudantes do Ifal Penedo”, avaliou Norberta.

Como mais um exemplo de uso dessa estratégia didática no campus, ela citou o resultado de um projeto que coordenou, em 2022, com monitores do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad). “Produzimos um livro artesanal de poemas e foi muito gratificante para mim e para os estudantes autores. A publicação abordou as fases da vida: infância, adolescência, maioridade, velhice e morte”, lembrou a professora. Além do livro intitulado “A receita da vida”, o projeto resultou na realização de oficinas de poemas conduzidas pelos autores em eventos do Ifal Penedo.

Importância das ações de extensão

Orientadora de práticas extensionistas desenvolvidas no campus, a exemplo do Programa Artifal, Norberta ressaltou que as ações de extensão fazem parte do processo de ensino e pesquisa que compõem a formação básica, profissional, técnica, tecnológica e científica da instituição. Para a docente, a extensão é o fio que liga as realidades interna e externa da instituição, um elo fundamental para possibilitar que a comunidade de fora conheça e participe da cultura e produção de conhecimentos da comunidade acadêmica do Ifal Penedo.

“São ações muito importantes, porque os conhecimentos produzidos pelo Ifal Penedo, vão para além dos muros da instituição e chegam nas comunidades, num processo interativo entre o público interno, os estudantes, e público externo, as comunidades. Assim, a instituição cumpre sua missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão, um tripé que produz educação pública de qualidade à sociedade. As ações extensionistas, neste ponto, fortalecem ainda mais os laços entre a escola e comunidade”, reforçou a professora de Artes.

Mais sobre a ação extensionista relatada no livro

O desafio artístico da ação de extensão publicada teve como tema geral “Estar junto sem estar perto”. O intuito era amenizar os efeitos do distanciamento social causado pela pandemia, usando como inspiração e motivação o seguinte questionamento: como você pode estar junto sem estar perto de alguém?. “O resultado foi a produção de vários poemas e imagens que ilustram e traduzem o sentimento dos artistas. A ‘arte imita a vida e a vida imita a arte’”, escreveu as autoras do capítulo.

As obras artísticas mostradas no livro participaram de um concurso com votação on-line no Instagram do campus pernambucano, no qual foram escolhidas as três melhores em cada categoria (texto e imagem), no momento em que os dispositivos móveis e as mídias socais se tornaram o principal veículo de consumo de produções artístico-culturais. “Esse projeto foi uma experiência muito positiva por vários aspectos. Estávamos passando por um momento difícil e, mesmo assim, tivemos a oportunidade de trabalhar com a comunidade interna e externa do campus na produção das obras artísticas”, explicou Norberta.

O capítulo assinado por ela e sua ex-colega de campus, Laíse Alves Candido, integra o Volume 5 (Multiáreas) da coletânea publicada pela Editora IFPR (CLIQUE AQUI para conferir). Os outros quatro volumes que reúnem as experiências de diversas unidades da rede EPT têm como foco as ações nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves