Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Professora do Ifal Penedo é selecionada para capacitação nos EUA

Professora do Ifal Penedo é selecionada para capacitação nos EUA

Atividades acadêmicas do programa viabilizado pela Setec e Capes vão de 16 de janeiro a 17 de março de 2017.

publicado: 12/01/2017 15h52, última modificação: 17/01/2017 09h53

A professora de língua inglesa do Ifal Penedo, Carla Cristina Real, embarca para os Estados Unidos (EUA), nesta quinta-feira (12), para participar de programa de capacitação, na cidade de Woodbridge, Virgínia. A docente foi selecionada por meio de chamada pública da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Voltado para professores da área de língua inglesa que atuam nos institutos federais, o edital nº 01/2015 dividiu os selecionados em dois grupos. O primeiro realizou a capacitação entre os meses de janeiro e março de 2016. Para o segundo grupo, formado por 81 docentes, as atividades acadêmicas vão de 16 de janeiro a 17 de março deste ano. Do Ifal, além da professora Carla Real, integra esse segundo grupo a docente do Campus Rio Largo, Marici Lopes.

A capacitação será realizada nas instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community College (Nova), onde os docentes irão fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer novas práticas pedagógicas e compartilhar de experiências do ensino de inglês. O programa também vai estimular o uso de recursos online e de outras ferramentas na formação continuada de professores e o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula, além de estimular parcerias para futuros intercâmbios.

“Minhas expectativas são de conhecimento da cultura local e de fazer contato com outras escolas técnicas de lá para viabilizar parcerias de pesquisas científicas”, afirmou a docente do Ifal Penedo, que já participou de outras capacitações no Canadá e na Inglaterra.

Como contrapartida pela participação no programa, os candidatos selecionados deverão desenvolver plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do MEC, em sua instituição de origem ou em outras escolas das redes públicas, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Com informações do Portal MEC