Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Professora do Ifal Penedo apresenta trabalho em principal evento nacional de História

Trabalho apresentado no 29º Simpósio Nacional de História é fruto da tese de doutorado da docente Gisele Lima.

publicado: 11/08/2017 10h39, última modificação: 11/08/2017 10h39

A professora do Ifal Penedo, Gisele Lima, participou do 29º Simpósio Nacional de História com a apresentação do trabalho intitulado "Família, sacerdócio e política: alguns momentos de Paulo Tonucci". O evento aconteceu na capital federal, na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 24 e 28 de julho.

A pesquisa apresentada é fruto da tese de doutorado da docente e aborda o trabalho de Paulo Tonucci, um padre italiano que viveu no Brasil no período de 1966 a 1994, com atuação nas cidades de Salvador e Camaçari (BA). Tonucci era dedicado aos mais pobres, desfavorecidos e perseguidos e concentrou sua atenção à educação libertadora, tendo papel fundamental nas lutas comunitárias.

“Na pesquisa, busca-se dialogar com atuação política e conjuntura da época e o trabalho sacerdotal de Tonucci. A sua missão no Brasil foi marcada com muitas ideias, muitos projetos e muito trabalho. Todo esse comprometimento com a sua função de padre e a concepção teológica em defender e pregar a libertação da alma e também social, numa época de Ditadura Militar, chamou a atenção do serviço secreto de informação, tanto do Exército, quanto da Aeronáutica, que passou a vigiá-lo”, explica a docente.

A apresentação do trabalho aconteceu dentro do simpósio temático “Catolicismo e Política: entre conservadores e progressistas”, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

O Simpósio Nacional de História, que acontece a cada dois anos, é uma realização da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH) e constitui-se na principal reunião acadêmica da área. Sua diversificada programação atrai pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação. A temática dessa 29ª edição foi “Contra os Preconceitos: História e Democracia”.