Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Produção científica do Ifal Penedo será compartilhada com a comunidade nos dias 19 e 20/08
conteúdo

Notícias

Produção científica do Ifal Penedo será compartilhada com a comunidade nos dias 19 e 20/08

Apresentação dos resultados de 23 iniciativas vinculadas ao Pibic e Pibiti integra programação do 12º Eitic do Ifal
por Lidiane Neves publicado: 18/08/2025 07h39, última modificação: 18/08/2025 07h59

Nesta terça, 19, e quarta-feira, 20, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo realizará, no auditório, a etapa final de avaliação dos projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2024 e 2025 por estudantes e seus respectivos orientadores. No primeiro dia, as apresentações acontecerão das 9h às 11h e das 14h às 16h. Já no segundo, que concentrará um número maior de projetos, os trabalhos começarão às 8h30 e se estenderão até as 18h30, com intervalo para almoço das 12h às 14h.

Conforme o CRONOGRAMA divulgado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, ao todo, serão expostos ao público os resultados de 23 trabalhos contemplados pelos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Conduzidas por alunos bolsistas e voluntários sob a orientação de docentes, as apresentações contarão com a avaliação de bancas específicas formadas por professores do próprio campus e pesquisadores convidados.

A avaliação final dos projetos faz parte da programação do 12º Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Ifal. Também disponível ao público de forma on-line via Google Meet, o evento abre espaço para compartilhar os avanços científicos e tecnológicos alcançados pelo Campus Penedo.

“Essas apresentações representam o resultado de meses de dedicação e constituem uma oportunidade única para conhecer as pesquisas desenvolvidas em nosso campus. Por isso, faço um convite especial a todos os servidores para que prestigiem esse momento”, enfatiza o coordenador de Pesquisa do Ifal Penedo, Renan Atanázio.

“Aos professores, reforço que, caso considerem pertinente, levem suas turmas para assistir, pois será uma experiência enriquecedora. Ao conhecerem de perto as pesquisas realizadas, eles poderão ampliar sua visão sobre ciência e tecnologia, inspirar-se a participar de projetos futuros, compreender melhor metodologias e práticas de investigação científica e vivenciar como acontecem as apresentações em eventos científicos”, completa.