Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Pós-graduação: Ifal Penedo convoca candidatos para avaliação fenotípica e verificação documental

Candidatos negros, indígenas e quilombolas têm até terça-feira, 5, para realizar procedimento on-line
publicado: 01/03/2024 09h58, última modificação: 05/03/2024 11h18

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, no site exame.ifal.edu.br, o EDITAL DE CONVOCAÇÃO para a validação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), indígenas e quilombolas do processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Educação Ambiental e Cultural, ofertado pelo Campus Penedo. Na mesma página, encontra-se também publicada a segunda RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA do edital da seleção.

O prazo para a avaliação fenotípica (heteroidentificação) e validação documental já está aberto e vai até as 23h59 da próxima terça-feira, 5. O procedimento é on-line, exclusivamente, por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/i2nb4oJtWboqNbjT8. Os convocados listados no Anexo I do edital devem enviar os arquivos exigidos, conforme detalhado para cada tipo de cota (candidatos negros, candidatos indígenas e candidatos quilombolas).

Para os convocados que se autodeclararam pretos e pardos, a validação ocorrerá com base nos arquivos detalhados no subitem 3.4.1 do edital e considerará somente os aspectos fenotípicos (aparência) do candidato. Caso seja necessário, por decisão da banca avaliadora, os candidatos também poderão passar por entrevista telepresencial. Todas as orientações detalhadas sobre a produção e envio das imagens e documentos estão disponíveis no Anexo II do edital.

O procedimento de verificação documental será destinada aos candidatos que escolheram, no ato da inscrição, pela cota dedicada às pessoas indígenas e quilombolas. A documentação que deve ser apresentada à comissão avaliadora está descrita nos subitens 3.4.2 e 3.4.3 e as orientações detalhadas no Anexo II do edital.

Conforme o cronograma do edital de convocação, o resultado preliminar será divulgado no dia 7 de março, no site exame.ifal.edu.br. Os recursos contra o resultado preliminar ocorrem somente no dia seguinte, 8. Já o resultado final da avaliação fenotípica está previsto para o dia 11 do mesmo mês. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e a oferta do curso de especialização, o contato pode ser direcionado ao e-mail educacaoambiental.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves