Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Pós a distância: abertas inscrições para especialização em Educação Ambiental e Cultural do Ifal Penedo

As pessoas interessadas poderão se inscrever até 04/02, gratuita e exclusivamente, pelo site exame.ifal.edu.br
por Lidiane Neves publicado: 10/01/2024 09h52, última modificação: 16/01/2024 13h40

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Educação Ambiental e Cultural, ofertado no formato a distância pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. Publicado na semana passada, na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) do Ifal, o edital de seleção encontra-se disponível AQUI.

A oferta é de 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2024. Há cotas específicas para professores das redes federal, estadual, municipal ou privada, bem como para candidatos negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e com deficiência. Os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de fevereiro, exclusivamente no site exame.ifal.edu.br. Tanto a inscrição quanto o curso de pós-graduação são gratuitos. Os detalhes sobre como se inscrever e a documentação necessária devem ser conferidos no item 5 do edital.

Etapas seletivas

A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação de currículo Lattes e avaliação de proposta de pesquisa, ambas de caráter classificatório. A proposta de pesquisa deverá estar integrada às linhas de atuação do curso de especialização: Educação, Cultura, Educação decolonial, Meio Ambiente, Ética em Meio Ambiente, Patrimônio cultural, Ecofeminismo, Povos Tradicionais, Ensino, Trabalho docente ou temas afins. Os critérios de avaliação de cada etapa estão detalhados nos itens 8 e 9 do edital.

Conforme o cronograma, depois de encerrado o prazo para se inscrever, o Ifal Penedo publicará a lista das inscrições homologadas no dia 6 de fevereiro, com prazo de um dia para recursos. A avaliação do currículo e da proposta de pesquisa será realizada pela banca examinadora entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Nesse mesmo período, ocorrerá a avaliação fenotípica, da qual participarão os candidatos autodeclarados pretos e pardos.

A divulgação do resultado de cada etapa seletiva acontecerá no dia 26 do mesmo mês. O prazo para interposição de recursos será de dois dias (27 e 28/02), com o resultado das análises previsto para 29 de fevereiro. Já a publicação do resultado final da seleção será feita no dia 1º de março, e os 40 aprovados estarão convocados para efetivarem a matrícula no período de 4 a 13 do mesmo mês.

Sobre a especialização

A duração total da pós-graduação será de 15 meses, com início previsto para 15 de março. A metodologia envolve atividades on-line síncronas e assíncronas, com disciplinas agrupadas em quatro módulos de três meses cada. Os três meses restantes são para que os estudantes se dediquem à elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). Para mais detalhes sobre a estrutura curricular da especialização, CLIQUE AQUI.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e a oferta do curso de especialização, o contato pode ser direcionado ao e-mail educacaoambiental.penedo@ifal.edu.br.

Veja mais no vídeo abaixo: