Notícias
Pesquisa sobre imagem pública do Ifal Penedo quer ouvir estudantes e seus responsáveis
Você já parou para pensar em como o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo é visto pela comunidade? Quais são as percepções dos estudantes e de seus familiares sobre a instituição? Para responder a essas perguntas, está em andamento na unidade de ensino a pesquisa “A imagem pública do Ifal Penedo: um estudo sobre as representações sociais de discentes e familiares”, cujo objetivo é tentar compreender a visão que alunos e seus responsáveis têm sobre o campus, em atuação na cidade ribeirinha há quase 15 anos.
Como parte da metodologia, o professor de Sociologia e coordenador da pesquisa, Marcos Paixão, está organizando um Grupo Focal, que permitirá a discussão de impressões, opiniões e experiências. A participação é voluntária e aberta a todos os estudantes do 3º ano dos cursos técnicos integrados, que já tenham completado 18 anos ou que completarão essa idade até o final de 2025. Para manifestar interesse, basta preencher o formulário disponível no link: abre.ai/pesquisa-imagem-ifalpenedo.
Neste primeiro momento, são solicitados apenas os dados básicos (nome completo, idade, telefone, confirmação ou não da condição de matriculado e turma). “Após o preenchimento, entraremos em contato para explicar melhor como funcionará o Grupo Focal”, detalha o docente, acrescentando que as informações coletadas serão mantidas sob total sigilo, garantindo o anonimato dos participantes.
Paixão destaca ainda que a colaboração do público-alvo é fundamental para fortalecer a relação da instituição com a comunidade e construir melhorias a partir das percepções reais dos envolvidos. A pesquisa está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) e conta com a aluna bolsista Jullyane Ferreira.