Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Participação do Campus Penedo no Connepi soma 16 trabalhos

Participação do Campus Penedo no Connepi soma 16 trabalhos

O maior número de trabalhos foi na área de Ciências Humanas, seguida das Ciências Sociais Aplicadas.

publicado: 12/12/2016 11h00, última modificação: 17/01/2017 09h55

A participação do Campus Penedo no 11º Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) somou 16 trabalhos, entre banners e apresentações orais. O maior número de trabalhos – seis no total – foi na área de Ciências Humanas, seguida das Ciências Sociais Aplicadas, com quatro. Os demais artigos aprovados estão relacionados às áreas Multidisciplinar (2), Linguística, Letras e Artes (2), Engenharias (1) e Ciências Exatas e da Terra (1).

Dos dez trabalhos apresentados nas áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, seis tiveram como foco de estudos temáticas relacionadas à mulher, sendo a maioria deles sobre a igualdade de oportunidades e equidade de gênero nos espaços de trabalho do Ifal (veja aqui matéria). As Ciências Humanas também foi destaque para o Campus Penedo com o trabalho exposto pelo professor de Sociologia, Joallan Rocha (veja aqui matéria).

Na área de Linguística, Letras e Artes, um dos trabalhos resulta de um projeto de pesquisa iniciado em 2014 sobre as linguagens artísticas presentes nas questões do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), desde a edição de 1998 até 2015. “Nosso objetivo principal foi descobrir a importância dada à diversidade dos conteúdos de arte e às linguagens artísticas nas provas do Enem”, explicou a aluna Janecléia Neves, orientanda do professor Almir Tavares.

A pesquisa mostrou que, durante 18 anos de aplicação do exame pelo governo federal, um total de 129 questões relacionadas à arte apareceram nas provas, com destaque para a pintura e música. As linguagens com menor destaque foram o artesanato, cinema, escultura e fotografia. “Também foi possível perceber que as linguagens artísticas no Enem iniciaram sem muita ênfase, com apenas uma questão por exame, até a edição de 2000”, acrescentou Janecléia.

Conforme apresentado pela aluna, essas questões foram aumentando no decorrer dos anos, mas somente a partir de 2005 foi que houve um maior destaque. No entanto, no último Enem pesquisado (2015), esse quantitativo diminuiu. “O trabalho terá continuidade em 2017 como um projeto de extensão a ser desenvolvido por meio de palestras nas escolas públicas da comunidade onde o Campus Penedo está inserido”, informou.

Exatas – O único trabalho do Campus Penedo vinculado a essa área do conhecimento teve como foco a utilização de um software gratuito de planilhas eletrônicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática, mais especificamente, das propriedades operatórias de matrizes antissimétricas. Sob a coordenação dos professores Fernando Brito (Ifal) e Ewerton Roosewelt da Silva (Ufal), o estudo foi feito com um grupo de 60 alunos e os resultados revelaram que 80% já conheciam planilhas eletrônicas e que nenhum deles avaliou o objeto de aprendizagem como de uso difícil e complicado.