Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Parceria viabiliza minicurso sobre produção de licor caseiro para mulheres penedenses

Público alcançado integra comunidades onde residem famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
por Lidiane Neves publicado: 23/03/2022 15h04, última modificação: 23/05/2024 13h33

A partir de uma parceria com o Projeto Mãos Que Abraçam, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo ofertou, ao longo de duas semanas, o minicurso sobre produção de licor caseiro destinado a mulheres dos bairros Coreia e Oiteiro na cidade ribeirinha. Segundo o professor Felipe Thiago Souza, diretor-geral do Ifal Penedo e responsável pela iniciativa, a ação teve como objetivo incentivar a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social e oferecer uma alternativa de geração de renda familiar.

No minicurso, elas aprenderam o básico sobre o universo dessa bebida alcoólica doce, tradicionalmente produzida de forma artesanal no Nordeste e apreciada em todas as regiões do país. “O conteúdo programático incluiu conhecimentos sobre boas práticas de fabricação, técnicas de seleção, higienização e preparo das frutas e recipientes, utensílios e equipamentos utilizados na preparação de licores e análise de custo da produção”, informou o docente. Na parte prática, foram utilizados frutos da região, como jenipapo, manga, abacaxi e maracujá, e matéria-prima de baixo custo e fácil acesso.

Patrícia da Conceição Santos Silva, que já faz licor em casa para vender.A dona de casa Patrícia da Conceição Santos Silva, 40 anos, foi uma das participantes que se interessou pelo minicurso, não para começar do zero, mas para aprimorar seus conhecimentos. Moradora do Oiteiro, bairro reconhecido como remanescente de quilombo, ela já havia participado, em 2017, de uma das ações do programa de extensão do Ifal denominado Minha Comunidade, onde aprendeu a produzir licor. “Fiz o curso com minha mãe que hoje tem 60 anos e, desde então, a gente faz licor para vender em casa como uma forma de completar a renda”, relatou Patrícia, explicando que a meta agora é produzir a versão cremosa da bebida e trabalhar com novos sabores.

Maria de Fátima Santos e o professor Felipe Thiago Souza.Para Maria de Fátima Santos, 42 anos, o aprendizado adquirido durante o minicurso vai servir para expandir o pequeno negócio de comida caseira que já possui. “Faço lasanhas para vender com a ajuda de meu filho de 19 anos que faz as entregas dos pedidos. Com esse minicurso, a ideia é passar a oferecer um novo produto que eu também posso preparar de forma caseira, aproveitando a clientela que já tenho e atraindo novos clientes”, disse Fátima, que também reside na comunidade quilombola do Oiteiro.

Parceria para transformar vidas

O Projeto Mãos Que Abraçam é uma ação local voluntária idealizada pela pedagoga Flávia Fróes e a assistente social Thayse Lôbo. A iniciativa surgiu em março de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19, e hoje alcança pessoas das zonas urbana e rural de Penedo. “O que move o projeto é a vontade de ajudar o próximo, através de doações de qualquer natureza para atender as necessidades mais básicas de quem precisa”, informou Flávia.

No entanto, segundo ela, as intervenções do Mãos Que Abraçam não se restringem ao ato de “fazer caridade aos pobres” com as doações de alimentos, roupas, calçados e outros itens que recebem. As voluntárias também buscam parcerias, no sentido de oferecer às comunidades até então alcançadas alternativas de geração de renda. “Já realizamos, por exemplo, oficinas de produção de sabão ecológico, produção de tapioca e boas práticas de manipulação de alimentos”, citou a pedagoga.

Flávia Fróes, do Projeto Mãos Que Abraçam, agradece parceria com Ifal Penedo e Rotary Clube.A parceria do Campus Penedo com o projeto se encaixa nessa perspectiva, de modo a ampliar e fortalecer a rede de relacionamento da instituição com determinados grupos sociais, visando ao intercâmbio de experiências e estabelecimento de ações formativas e de colaboração, conforme prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do Ifal. A iniciativa também vai ao encontro de mais dois objetivos estratégicos: a criação de condições para atender as demandas de grupos sociais historicamente excluídos e a implementação de ações que visem à efetivação e a disseminação do empreendedorismo nas suas diferentes formas.

Além do Mãos Que Abraçam, a oferta do minicurso sobre produção de licor caseiro envolveu o Rotary Clube de Penedo, que cedeu a escola localizada no bairro Coreia para a realização das aulas. No encerramento da ação, ocorrido no dia 17 de março com a entrega dos certificados às mulheres participantes, a presidente da entidade, Amanda Vasco, e a diretora da escola, Edna Ramos, reafirmaram que o espaço educacional está à disposição para abrigar atividades futuras envolvendo o projeto social e o Ifal Penedo.