Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Palestra sobre valor da Ciência, Tecnologia e Inovação marca abertura oficial da SNCT do Ifal Penedo

Tema foi abordado pela professora do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, Marília Oliveira Fonseca Goulart
publicado: 18/10/2022 11h33, última modificação: 18/10/2022 12h00

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo aconteceu na noite dessa segunda-feira, 17, no auditório da instituição. A cerimônia teve como palestrante convidada a professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marília Oliveira Fonseca Goulart. Em sua explanação, a docente destacou o valor da Ciência, Tecnologia e Inovação e sua integração com a sociedade.

Pesquisadora premiada por diversas organizações nacionais e com relevantes contribuições internacionais, Marília falou sobre a importância de projetos científicos no Brasil, enalteceu cientistas brasileiros que contribuíram para estudos na área em âmbito nacional e passou uma mensagem de encorajamento para a comunidade acadêmica. “Nós acreditamos e vamos continuar acreditando, porque é assim que vamos fazer um futuro para vocês. Vocês são o nosso futuro”, ressaltou Marília à plateia presente, formada em sua maioria por estudantes do ensino técnico e superior do Ifal Penedo.

Na cerimônia de abertura, antes da palestra, o diretor-geral do campus Felipe Thiago Souza explicou sobre os objetivos do evento que se estenderá até sábado, 22, e aproveitou para incentivar os estudantes a investir na Ciência. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia visa organizar a comunidade acadêmica para despertar aquela vontade de pesquisar que é tão importante para o desenvolvimento da nossa sociedade. Eu acho que essa semana vai ser muito rica e acredito que podem sair daqui futuros cientistas“, disse o gestor.

Também compuseram a mesa de honra, o chefe do Departamento de Ensino, Wellinghton Santos, e o presidente da comissão organizadora da SNCT, Oberlan da Silva. A noite de abertura contou ainda com a apresentação do Grupo Instrumental Artifal, composto por estudantes do Campus Penedo que, sob a orientação de docentes, tentam manter vivo o legado do professor de Música Sueudo Fernandes, falecido há dois anos durante a pandemia de Covid-19.

Antes da cerimônia oficial de abertura, ao longo do primeiro dia da SNCT, houve outras atividades no campus. A programação iniciou às 8h, com a Mostra de Artes Visuais sob a coordenação da professora de Arte Norberta Silva. Os trabalhos de pintura, desenho com carvão e grafite, fotografia e escultura, de autoria da própria docente e das turmas de 1º ano dos cursos técnicos integrados, ficarão expostos até o último dia do evento em diferentes espaços do campus.

Já no período vespertino, as ações que marcaram a programação foram as palestras sobre o bioma Caatinga, ministradas pelos docentes da Ufal, Jorge Luiz Lopes Silva e Ana Paula Lopes Silva. A atividade integrou a 6ª Semana de Meio Ambiente, que é um dos quatro eventos agregados pela SNCT. Os outros três são a Mostra de Ciência e Tecnologia, a 3ª Feira de Literatura e Linguagens (Flifal) e o 1º Encontro de Educação Indígena.

Para conferir a programação de todos os dias em detalhes, acesse a página do evento: https://www.even3.com.br/snct-ifal-penedo-273804/.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves