Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ouro e prata: Ifal Penedo conquista medalhas inéditas nos Jogos da Primavera 2023

Já subiram ao pódio, nesta edição ainda não encerrada, atletas do futsal feminino, handebol masculino, basquete 3x3 masculino e atletismo (arremesso de peso)
por Lidiane Neves publicado: 23/11/2023 19h08, última modificação: 24/11/2023 08h24

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo é uma das 24 unidades de ensino inscritas nos Jogos da Primavera 2023, considerada a maior competição estudantil da cidade ribeirinha. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes teve início no dia 9 de novembro e, até o momento, o saldo de medalhas conquistadas por estudantes do Ifal Penedo somam três ouros e três pratas, todas inéditas.

As modalidades que tiveram o campus no lugar mais alto do pódio foram o futsal adulto feminino, o handebol adulto masculino e o atletismo adulto masculino (arremesso de peso) com o aluno Julio César Farias dos Santos, do ensino médio integrado. Duas das medalhas de prata também vieram do arremesso de peso, mas na categoria juvenil feminino e masculino. Elas foram conquistadas pelos estudantes Maria Cecília dos Santos Macario Silva e Matheus Ferreira da Cruz, ambos do curso de Meio Ambiente. Já a terceira prata é resultado da participação da equipe juvenil masculina no basquete 3x3.

Letícia Marcelly, capitã do time de futsal adulto femininoPara a capitã do time de futsal adulto feminino, Letícia Marcelly, a conquista do ouro trouxe um sentimento único. “Apesar de muitos perrengues, a gente foi de cabeça erguida e conseguimos trazer o ouro para o Ifal Penedo. É o primeiro ouro que trago para o campus, com a sensação única de ter cumprido meu dever maior, com a responsabilidade enorme que eu tinha, não só eu, mas toda minha equipe e o professor, claro, que nos ajudou a conquistar esse título de 1º lugar”, comemorou a aluna do 3º ano do curso técnico em Química integrado.

As dificuldades mencionadas pela estudante se referem à preparação para a competição, que, segundo ela, acabou não sendo a ideal por questões de tempo das integrantes do time. “Mas estávamos confiante para essa competição, sem dúvidas”. O professor de Educação Física, Wcleuton Oliveira, citou também o fato de as atletas residirem em cidades diferentes, impossibilitando a frequência dos encontros nos horários extraclasse. “Das sete estudantes envolvidas, apenas três moram em Penedo. As outras são de Neópolis, São Sebastião, Piaçabuçu e Praia do Peba”, justificou o docente.

De acordo com Wcleuton, essa foi a principal dificuldade enfrentada por todas as equipes das modalidades esportivas coletivas. O que torna a conquista das medalhas um feito de superação. “Nós temos estudantes com muito potencial e a expectativa é melhorar o treinamento para competições externas, quando passarmos a contar com nosso ginásio que, finalmente, está em construção”, almeja o professor responsável pelo incentivo à participação dos alunos do Ifal Penedo nos Jogos da Primavera.

Maria Cecília dos Santos Macario Silva, prata nas provas de arremesso de peso do atletismo juvenil femininoIncentivo, aliás, que vem gerando resultados positivos a cada ano. Na edição 2022 do evento, por exemplo, foi a primeira vez que o campus participou com inscritos em diversas modalidades e com a inclusão de equipes femininas. Até então, a participação da unidade de ensino se restringia ao futsal masculino. “Este ano, houve inscritos em todas as modalidades do evento, exceto natação e queimada”, informou Wcleuton, referindo-se ao futsal, handebol, basquete 3×3, voleibol, vôlei de praia, futevôlei e atletismo.

As únicas partidas que faltam para o encerramento dos Jogos da Primavera são as do vôlei de praia e do futevôlei. Há quatro equipes inscritas para o vôlei de praia, distribuídas nas categorias adulto e juvenil feminino e masculino. Já para o futevôlei, apenas os meninos competirão nas categorias adulto e juvenil. “Essas partidas aconteceriam no último final de semana [sábado, 18], mas, devido às condições do clima com altas temperaturas, os organizadores decidiram suspender. Estamos aguardando a definição de uma nova data”, disse o professor de Educação Física.

Histórico de medalhas

Embora inéditas as medalhas de ouro e a prata conquistadas, nesta edição, no futsal feminino, no handebol masculino, no basquete 3x3 masculino e no atletismo (arremesso de peso), o Ifal Penedo já havia se destacado nos Jogos da Primavera 2022. Ao todo, foram 15 premiações, das quais sete ouros, sete pratas e um bronze, conforme o quadro abaixo:

Pódio do aprendizado

O gosto da vitória a cada partida e a felicidade de subir ao pódio ao final são sempre os principais objetivos dos participantes de um evento esportivo. No entanto, enquanto educador de uma instituição de ensino que trabalha principalmente com adolescentes, o professor Wcleuton destaca a importância do caráter pedagógico das competições esportivas.

“O esporte é um laboratório de experiências intensas que nenhum outro ambiente escolar consegue ter. Os estudantes são testados em qualidades e limites que extrapolam os muros da escola. O esporte ensina sobre lidar com emoções, sobre saber ganhar e perder, ter espírito de coletividade, disciplina e responsividade tática, que é a capacidade de, com o jogo acontecendo, se adaptar a novas propostas e dar respostas rápidas. Então é algo que considero ser muito importante para nossos estudantes, afinal, na vida e na profissão, temos que ter jogo de cintura”, avalia o docente.