Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Oficinas, minicursos e rodas de conversa são os destaques do 2º dia da SNCT

Oficinas, minicursos e rodas de conversa são os destaques do 2º dia da SNCT

Programação da terça-feira também incluiu exibição de filme, palestra e apresentação de peça do ‘Química é Show’
publicado: 19/10/2022 12h12, última modificação: 19/10/2022 13h18

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

O segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo foi marcado pela oferta de oficinas, minicursos e discussões em rodas de conversa. Nos laboratórios, salas de aula e outros espaços do campus, os estudantes tiveram acesso a uma variedade de atividades, que permitiram o aprendizado teórico e/ou prático de assuntos ligados às áreas de Meio Ambiente, Química e Humanidades.

Os instrutores das oficinas foram os próprios docentes do Ifal Penedo, mas uma delas contou com a colaboração especial de quem já integrou o corpo discente do campus e hoje retorna para compartilhar o que aprendeu. Trata-se da egressa do curso técnico em Açúcar e Álcool, Dayane de Souza Santos, que conduziu a oficina “Práticas de microbiologia aplicada no setor sucroenergético” com o professor Renan Atanázio.

No momento, atuo como analista no laboratório industrial e a ideia foi trazer para oficina o máximo da minha realidade de trabalho. Expliquei sobre as análises desenvolvidas na parte microbiológica e a importância delas para que o processo flua da melhor forma e se obtenha êxito no produto final”, detalhou Dayane, que trabalha na Usina Pindorama, em Coruripe.

A técnica está concluindo a graduação em Química Industrial na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e revelou ser gratificante retornar ao Ifal Penedo depois de tantos anos. “Minha turma foi a primeira a ingressar através do processo seletivo [2011], então passamos pelas dificuldades e pelas conquistas. Esta é uma experiência única, porque é a primeira vez que venho ao campus na condição de profissional para retribuir um pouco do que me foi ensinado e que aplico até hoje no meu setor de trabalho”.

As outras oficinas realizadas tiveram como temáticas Bosque Ifal Penedo: espécies nativas x espécies invasoras”, com os docentes Lilian Freitas e Daniel Christiano, e Brincando com laser”, com os professores André Oliveira e Amaury Franklin. Na primeira, a atividade foi concluída com a plantação de mudas de ipê no campus. Já na segunda, de forma lúdica, trabalhou-se a importância da luz, mais especificamente, a contribuição dos estudos sobre o laser para os avanços científicos e tecnológicos hoje conhecidos.

Quanto aos minicursos, os conteúdos ministrados pertencem ao universo da engenharia química: cálculos na agroindústria da cana-de-açúcar, ensinados pelo professor Felipe Thiago Souza, e a caracterização de amostra de petróleo bruto, conduzida pelas professoras Simonise Amarante e Martha Rocha. Ambas as atividades foram realizadas no Laboratório de Química Analítica Instrumental.

Já as duas rodas de conversa do dia foram propostas pelas professoras Gisele Lima (História) e Thaline Fontenele (Filosofia). Ligadas à área de Humanas, elas trouxeram para a programação da Semana de Ciência e Tecnologia discussões sobre racismo étnico e o agronegócio (O Agro é Pop?). Na primeira roda, foram convidados indígenas do Povo Pankararu que residem na cidade de Penedo. O momento serviu para que eles falassem sobre seus ancestrais, a história de como chegaram até aqui, cotidiano na cidade e preservação das tradições.

Outras atividades

Além das oficinas, minicursos e rodas de conversa, a programação dessa terça-feira, 18, contou com atividades no auditório que integram a 6ª Semana de Meio Ambiente, um dos quatro eventos abarcados pela SNCT.

SNCT PENEDONa parte da manhã, houve a primeira sessão do Cine Ambientifal com a exibição do filme “Para onde foram as andorinhas?”. O curta foi escolhido porque mostra como as mudanças climáticas têm afetado a vida dos povos que habitam o Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Em seguida, os docentes Lydayanne Lilás e José Jenivaldo de Melo Irmão, convidado do Campus Marechal Deodoro, ministraram palestra acerca do tema “Ser verde como necessidade de mercado: um panorama de Alagoas”.

Já à tarde, o auditório foi palco para a peça do projeto de extensão Química é Show. A equipe de bolsistas e voluntários da ação, que visita escolas ao longo do ano para apresentar, de forma lúdica, conteúdos da disciplina, adaptou a apresentação a um roteiro teatral do gênero comédia. O projeto tem como orientadora a professora Elisangela Santos e a peça será novamente encenada na tarde desta quarta-feira, 19, às 14h.

Para conferir a programação de todos os dias em detalhes, acesse a página do evento: https://www.even3.com.br/snct-ifal-penedo-273804/.