Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Nutricionista do Ifal Penedo explica funcionamento do refeitório para estudantes

No primeiro mês, as reservas dos alunos inseridos no programa acontecerão de forma manual.

publicado: 08/02/2017 15h35, última modificação: 14/02/2017 09h08

Estudantes do Ifal Penedo participaram nesta quarta-feira (8) de uma reunião com a nutricionista da unidade de ensino, Janaína Freitas, para tratar do acesso ao refeitório, que começará a funcionar no início do ano letivo 2017, marcado para 6 de março. Realizada no auditório, a reunião também contou com a presença do diretor-geral Carlson Lamenha e do chefe do Departamento Administrativo, Carlos Eduardo Menezes.

Conforme o contrato firmado com a empresa vencedora da licitação, o refeitório terá capacidade para fornecer 240 refeições por dia ao custo de aproximadamente R$ 10,00 cada. O novo espaço funcionará das 11h30 às 13h30 e será necessário que os estudantes contemplados com a gratuidade do acesso confirmem, nos dias definidos pela Assistência Estudantil, a produção de sua refeição. “O procedimento é necessário para evitar o desperdício de comida e de dinheiro público”, esclareceu a nutricionista.

No primeiro mês de acesso, as reservas acontecerão de forma manual, por meio de uma carteirinha que será confeccionada para os estudantes inseridos no Programa de Alimentação e Nutrição Escolar. “No dia autorizado para a refeição, o aluno da manhã deverá deixar sua carteirinha no refeitório até as 8h30. Caso seja aluno de curso vespertino, essa entrega deve ser feita na tarde do dia anterior”, orientou Janaína. Segundo ela, a partir de abril é provável que o campus passe a utilizar o aplicativo Nutrição Total, desenvolvido no Ifal Maceió, o que permitirá a reserva online pelo celular ou computador conectado à internet.

A elaboração da lista de estudantes beneficiados levou em conta as informações do Serviço Social para a concessão de bolsas. “Todos que recebem o auxílio-alimentação foram inseridos no programa e, como passarão a ser usuários do refeitório, não mais receberão o benefício em dinheiro”, explicou Janaína, acrescentando que o auxílio é atualmente repassado a cerca de 240 estudantes. “Com o funcionamento do refeitório, o programa se estenderá para até 450 alunos, ou seja, estamos ampliando o acesso à alimentação escolar”.

Para contemplar o maior número de estudantes possível, os discentes foram consultados sobre os dias da semana que ficam no campus, no turno contrário das aulas, para atividades ligadas ao ensino, pesquisa ou extensão. A partir daí, a nutricionista, juntamente com a assistente social Danielly Spósito, definiu o mínimo de dois e o máximo de três dias por semana para que os alunos acessem o refeitório.

“As exceções são aquelas pessoas que já estão no 4º ano realizando estágio e estudantes com agravo nutricional, que terão direito ao benefício nos cinco dias da semana”, informou Janaína. Segundo ela, estudantes nessa condição de carência nutricional serão identificados através de avaliação realizada por demanda. “O aluno deve procurar o setor de nutrição do campus para que a avaliação ocorra”, completou.

Frequência – Até o início das atividades no refeitório, os estudantes contemplados assinarão um termo de responsabilidade com direitos e deveres no que se refere ao uso do serviço. Dentre os deveres, está a frequência mínima mensal de 70%, com base nos dias em que o aluno tem direito ao acesso gratuito. “Se durante um mês, o discente tiver mais de 30% de faltas, ele será excluído do programa e sua vaga irá para outra pessoa”, explicou Janaína. Nos casos de falta por problemas de saúde, é necessário apresentar atestado médico.

A lista com os nomes dos alunos inseridos no Programa de Alimentação e Nutrição Escolar e os dias que terão direito ao acesso gratuito ao refeitório está disponível no mural da Assistência Estudantil. Em caso de dúvidas ou alterações, os discentes devem procurar a nutricionista Janaína Freitas.