Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Nugedis Penedo abre inscrições para selecionar três estudantes monitores

Nugedis Penedo abre inscrições para selecionar três estudantes monitores

Bolsa mensal varia de R$ 400,00 a R$ 700,00, a depender da carga horária do monitor; inscrições vão até 07/08
por Lidiane Neves publicado: 30/07/2024 07h09, última modificação: 30/07/2024 07h09

O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu nesta terça-feira, 30, as inscrições para selecionar estudantes que desempenhem a função de monitor. A oferta é de três vagas, com bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) ou R$ 700,00 (setecentos reais), a depender da carga horária executada.

O EDITAL lançado estabelece que os interessados se inscrevam até o dia 7 de agosto, mediante o preenchimento do FORMULÁRIO ON-LINE. Para participar da seleção, é requisito ser aluno de qualquer ano ou período dos cursos presenciais de nível médio ou superior ofertados pelo campus. Ao final do formulário, deve-se anexar o comprovante de matrícula no Ifal.

Os candidatos às vagas também não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou ser beneficiado por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar, exceto os auxílios concedidos pela Assistência Estudantil. A regra vale para o período de vigência da bolsa, que será de quatro meses (de setembro a dezembro de 2024), prorrogável por até seis meses, caso haja disponibilidade orçamentária.

Um dos selecionados atuará como monitor do Nugedis, cumprindo carga horária semanal de 15 horas, de modo a colaborar com as atividades internas e externas do núcleo, conforme as atribuições estabelecidas no item 5 do edital. As outras duas vagas são para monitor de podcast, com carga horária de 10 horas por semana. As atribuições incluem, dentre outras, envolver-se na leitura e pesquisa de pautas para a produção do podcast e ter conhecimento e domínio nas áreas de informática, audiovisual e elaboração textual.

Etapas seletivas

A seleção dos três monitores será feita em duas etapas: redação e entrevista. A primeira ocorrerá no dia 13 de agosto, em horário a ser definido. Na data marcada, os candidatos deverão escrever um texto sobre “Gênero e diversidade sexual no mundo contemporâneo”. A redação será avaliada com base nos seguintes critérios: adequação à norma padrão da Língua Portuguesa, criatividade e originalidade da proposta textual e adequação às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade.

Os autores das 10 redações mais bem pontuadas serão convocados para a entrevista, que será feita individualmente por membros do Nugedis. O objetivo dessa fase é conferir a afinidade do candidato com a temática do núcleo, sobre gênero e diversidade sexual. A divulgação do resultado com a pontuação das duas etapas está prevista para 23 de agosto, com prazo até as 18h do dia seguinte para recursos. O cronograma completo do processo seletivo está disponível no edital.

Sobre o núcleo

Implantado no Campus Penedo no segundo semestre do ano passado, o Nugedis é uma instância propositiva e consultiva da estrutura institucional, com objetivo de promover ações relacionadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade, além de realizar articulações para o atendimento de demandas com esse enfoque. A atuação do núcleo no âmbito do Ifal está regulamentado pela RESOLUÇÃO Nº 116/2023/CONSUP/IFAL.