Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Novos editais do Neabi preveem seleção de projetos com bolsas para estudantes

Novos editais do Neabi preveem seleção de projetos com bolsas para estudantes

Editais lançados pelo núcleo do Ifal Penedo contemplam propostas sobre questões étnico-raciais e de caráter artístico e/ou cultural
publicado: 20/03/2023 15h57, última modificação: 20/03/2023 15h57

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou dois editais de seleção de projetos com bolsas para execução em 2023. Um dos documentos é destinado a projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com temáticas que envolvam questões étnico-raciais. O outro visa selecionar propostas de caráter artístico e/ou cultural, que também dialoguem com as temáticas abordadas pelo Neabi.

As inscrições para o Edital nº 02/2023 (CLIQUE AQUI) abrem a partir do próximo mês, devendo os interessados submeterem seus projetos no período de 3 a 24 de abril. Para o Edital nº 03/2023 (CLIQUE AQUI), o prazo de submissões está previsto para começar somente em junho. As orientações sobre como enviar as propostas e as regras da seleção devem ser conferidas em cada edital específico.

Ambos editais trazem como objetivo estimular a participação de estudantes afrodescendentes ou indígenas no desenvolvimento de ações relacionadas às seguintes linhas de atuação: História e Literatura da África; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Territórios de Resistência; Natureza, Saúde e produção; e Políticas Públicas para as Populações Afro-Indígenas, conforme recomenda a Resolução nº 29/2018/CS, que regulamenta os Neabi’s no âmbito do Ifal.

Para o edital de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, serão ofertadas quatro bolsas para os estudantes envolvidos, no valor de R$ 400,00 cada, durante o período de seis meses. O Neabi concederá apenas uma bolsa por projeto aprovado, observando a ordem de classificação no resultado final. Já para o edital de projetos artísticos e/ou culturais, a oferta é de duas bolsas, também no valor de R$ 400,00 cada, mas por apenas dois meses.

Em todos os casos, a equipe de cada projeto deverá conter, no mínimo, duas pessoas, sendo um orientador (servidor do quadro docente ou técnico-administrativo do Ifal) e um aluno bolsista (de qualquer curso ofertado no Campus Penedo).

Para acesso à página onde estão publicados os editais 2023 do Neabi e seus anexos, CLIQUE AQUI.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves