Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Novembro Negro: programação especial do Neabi do Ifal Penedo acontecerá na terça-feira, 28
conteúdo

Notícias

Novembro Negro: programação especial do Neabi do Ifal Penedo acontecerá na terça-feira, 28

Esta é a quarta edição do “Quilombos de ontem e hoje”, evento alusivo ao mês da Consciência Negra
publicado: 22/11/2023 15h22, última modificação: 22/11/2023 15h59

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A programação da quarta edição do “Quilombos de ontem e hoje” ocorrerá na próxima terça-feira, 28, no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. O evento alusivo ao mês da Consciência Negra é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e busca celebrar e conscientizar sobre a luta negra, protagonizada por pessoas pretas e pardas, dialogando com as lutas indígenas e de outras minorias sociais.

“Celebramos a memória de Zumbi dos Palmares e de todas as outras pessoas que contribuíram para a construção do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no nosso estado. Nossos passos contra o eurocentrismo, o etnocentrismo e o racismo vêm de longe. Os acontecimentos na região ecoam no cotidiano das periferias do campo e da cidade, nos movimentos sociais e nas casas de culto afro-brasileiro. É momento de mergulharmos nas histórias que destacam a presença negra no Brasil e no mundo”, contextualiza a nota publicada pela equipe do Neabi para anunciar o evento.

No dia informado, as atividades serão realizadas das 11h às 12h50, na área de convivência, com apresentações de projetos, exposições, oficina, rodas de conversa e de samba (veja abaixo a programação detalhada). Por conta do evento, as aulas do turno da manhã irão somente até as 11h. Já as aulas da tarde e da noite acontecerão normalmente.

Além das ações marcadas para o dia 28 de novembro, como parte da programação do “Quilombos de ontem e hoje”, o Neabi vem desde o início do mês publicando conteúdo especial em seu perfil do Instagram (@neabi_ifal.penedo). Na página on-line, o público pode conferir indicações de livros, filmes e séries sobre a temática afrodescendente e protagonismo negro. Há também uma ação na biblioteca com a exposição de livros disponíveis no acervo do campus com a mesma temática e, principalmente, escritos por autoras e autores negros.

Confira a programação detalhada do dia 28/11, na área de convivência:

Das 11h às 11h40 - Roda de Diálogo: Projeto Domingo Ensolarado: representações da cultura afro-brasileira no conto “Domingo Ensolarado”. Participantes: Israel Lucas (bolsista), Kaylhane Vasconcelos (voluntária), Marcio Abreu (orientador) e Aguimario Pimentel (coorientador).

Das 11h30 às 12h10 - Exposição: Projeto "Bordando Nossas Raízes”. Participantes: Denis (bolsista), Nathalia (bolsista), Vinícius (voluntário) e Selma Bezerra (orientadora).

Das 11h30 às 12h10 - Apresentação: Projeto Encrespando as Ideias: relação entre racismo e a dificuldade de aceitação dos cabelos no Ifal Penedo. Oficina: Finalização de cabelos. Participantes: Yara (bolsista), Mário (bolsista), Paulo (voluntário) e Eliza (orientadora).

Das 12:10 às 12h50 - Apresentação: “Samba em Prelúdio“. Roda de Samba: apresentação musical contextualizada com breves digressões sobre história e estilos do samba. Participantes: Adrian Gama e Maria Clara (bolsistas), Marcio Abreu (orientador) e Marcos Paixão (coorientador).

O dia inteiro: Exposição fotográfica: Olhares sobre a Comunidade Quilombola de Pixaim, Piaçabuçu (AL).

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves