Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Nova turma de Química subsequente é recebida com programação especial

Nova turma de Química subsequente é recebida com programação especial

Primeira noite contou com apresentação da equipe gestora, entrega de material, palestra e show de Química.

publicado: 20/08/2019 14h46, última modificação: 02/05/2024 15h14
Exibir carrossel de imagens As boas-vindas oficiais aconteceram no auditório.

As boas-vindas oficiais aconteceram no auditório.

Aprovados no Exame de Seleção 2019.2, os estudantes que formam a nova turma do curso técnico em Química subsequente ao ensino médio foram recebidos, na noite desta segunda-feira (19), com uma programação especial de acolhimento, que se estenderá durante a semana. No auditório, o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago Souza, e a coordenadora do curso, Elisangela Santos, oficializaram as boas-vindas aos calouros e apresentaram a equipe gestora da unidade de ensino.

“Diferente de anos anteriores, desta vez, a gente está dedicando uma semana inteira de atividades, para que nossos novos alunos conheçam melhor a instituição, antes de começarem as aulas marcadas para 26 de agosto”, destacou o diretor, referindo-se à programação que inclui momentos de diálogo com as equipes de Assistência Estudantil e Pedagogia, visita à biblioteca e laboratórios e a realização do Suporte de Aprendizagem, ação que visa à superação da defasagem de conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.

Ana Nere, 28 anos, uma das alunas que compõem a nova turma de Química subsequente.Ao todo, 40 estudantes compõem a nova turma do curso subsequente com duração de dois anos e voltado para as pessoas que já concluíram o ensino médio. Uma das calouras é Ana Nere, 28 anos, que já passou pelo campus, entre os anos de 2013 e 2014, quando foi aluna do curso técnico em Meio Ambiente integrado. “Não cheguei a concluir porque já possuía o ensino médio e optei por fazer a formação de técnica ambiental a distância em outra instituição”, justificou a estudante, dizendo-se agora empolgada com o retorno ao Ifal. “Quero ampliar minhas possibilidades de atuação profissional e o Ifal é uma ótima instituição para que eu possa alcançar meus objetivos. Falo isso com propriedade porque, embora não tenha concluído o curso anterior, foi aqui que desenvolvi o interesse em estar sempre buscando conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, ressaltou Ana, que em setembro também prestará vestibular para o curso de Ciências Biológicas ofertado no Campus Penedo via Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Reginaldo Ferreira, gerente do CRQ-AL e palestrante convidado.Palestra sobre Conselho de Química

Além das boas-vindas oficiais, a primeira noite de acolhimento contou com a realização de palestra sobre a atuação do Conselho Regional de Química (CRQ), que tem como missão promover a fiscalização e a orientação do exercício profissional na respectiva área. O tema foi tratado pelo gerente do CRQ-AL, Reginaldo Ferreira. Ele esclareceu que o órgão atua com base na legislação e diretrizes do Conselho Federal de Química (CFQ), visando garantir que as atividades técnicas desenvolvidas na fabricação de produtos e execução de serviços sejam exercidas por profissionais devidamente qualificados e habilitados. “Trabalhamos para que a sociedade não seja prejudicada por produtos e serviços oferecidos sem a devida supervisão técnica profissional, que garante a segurança e a qualidade”, reforçou.

Na ocasião, o palestrante apresentou informações e esclareceu dúvidas a respeito da obrigatoriedade do registro para o exercício profissional na área da Química e as atribuições profissionais do químico estabelecidas pela Resolução Normativa nº 36/74. “Para entender a atuação do CFQ e CRQs, é importante ressaltar que o Conselho não é igual a um sindicato ou associação profissional. Conforme já explanado, nós atuamos na fiscalização do exercício da atividade profissional regulamentada. Já os sindicatos atuam na defesa de direitos corporativos, como salários, condições de trabalho etc.”, comparou Reginaldo Ferreira.

Show de experimentos químicos

Programação da primeira noite de acolhimento foi finalizada com a apresentação do “Química é Show”.Depois da palestra, ainda no auditório, os novos estudantes receberam fardamento e cadernos. A programação noturna foi finalizada no rol do campus, com a apresentação do “Química é Show”, projeto de extensão que já está em seu quarto ano de execução e tem como público-alvo estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Penedo. A iniciativa consiste em explicar e descomplicar assuntos da área de Química, por meio de experimentos apresentados de forma divertida e com a participação do público espectador.

Entre os conteúdos abordados durante o show lúdico e interativo, estão as reações químicas, os ácidos e bases e os conceitos de polaridade e neutralização. O projeto é atualmente executado pelos estudantes Alan Lessa, Layane Vieira e Roberta Farias, sob a coordenação da professora Elisangela Santos.

A programação especial de acolhimento seguirá nesta terça-feira (20), a partir das 19h, na sala C-6, com as aulas de Matemática do Suporte de Aprendizagem e diálogo com a equipe pedagógica do campus. Para conferir a programação detalhada da semana, CLIQUE AQUI.