Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Nova gestão: Felipe Thiago toma posse como diretor-geral pro tempore do Ifal Penedo

A condição pro tempore ocorre devido à necessidade de aguardar a nomeação do reitor eleito do Ifal pelo Ministério da Educação.

publicado: 25/04/2019 11h08, última modificação: 02/05/2024 15h07
Exibir carrossel de imagens Solenidade aconteceu no Campus Palmeira dos Índios.

Solenidade aconteceu no Campus Palmeira dos Índios.

Eleito pela comunidade interna para o quadriênio 2019-2023, o professor Felipe Thiago Caldeira de Souza tomou posse como diretor-geral pro tempore do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, na última quarta-feira (24), em solenidade ocorrida no Campus Palmeira dos Índios. Na mesma cerimônia, o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, empossou os dirigentes dos campi Arapiraca, Palmeira e Santana do Ipanema. A condição pro tempore do cargo ocorre devido à necessidade de aguardar a nomeação do reitor eleito, Carlos Guedes, pelo Ministério da Educação, para que o ato seja definitivo.

Com 35 anos de idade e natural de Maceió, Felipe Thiago ingressou no Ifal Penedo em 2011, sendo hoje um dos docentes mais antigos do quadro efetivo, ainda em atuação no campus implantado em setembro de 2010. Doutor em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou das eleições ocorridas em novembro do ano passado, sendo eleito no primeiro turno com 38,01% dos votos, conforme a paridade aplicada aos três segmentos de eleitores que compõem a comunidade interna (estudantes, docentes e técnicos administrativos).

Em seu discurso de posse, o novo diretor-geral agradeceu pela confiança depositada no projeto de gestão, do qual ele não se coloca como único autor. “Construímos esse projeto de forma coletiva e é nessa linha participativa que seguirá nossa gestão. Queremos que todas e todos possam se sentir protagonistas das decisões institucionais, contribuindo para melhoria contínua do nosso instituto”, disse Felipe Thiago à plateia presente no auditório do Campus Palmeira, também formada por estudantes e servidores efetivos e terceirizados do Campus Penedo.

Cerimônia foi prestigiada por estudantes e servidores efetivos e terceirizados.Ele também destacou alguns compromissos da nova gestão: valorizar os servidores, diminuir o índice de evasão, atender os anseios dos estudantes, promover a equidade de gênero e raça, integrar a comunidade e o instituto, fazendo-o cumprir seu papel social, a fim de consolidar o Campus Penedo como referência na Região Baixo São Francisco. “Temos a responsabilidade de lidar diariamente com a educação de adolescentes e adultos, numa instituição que, de fato, viabiliza a promoção social do indivíduo, através do ensino e dos projetos de extensão e pesquisa. Então, temos a responsabilidade de manter e ampliar a excelência acadêmica de nossa instituição, melhorando a qualidade do ensino, dialogando com as comunidades historicamente vulneráveis e interagindo com os arranjos produtivos locais”.

Na ocasião, o novo dirigente também afirmou que, embora as expectativas de sua equipe de gestão sejam as melhores, ele está ciente do atual cenário de redução de recursos destinados à educação pública, com impactos negativos já previstos para 2019. “Será, sem dúvidas, um desafio para nós gestores atuarmos em um contexto, no qual sofremos recentemente um corte significativo de 25% em nosso orçamento anual. Neste momento, precisamos nos unir para encontrar alternativas que minimizem o impacto negativo em nossas ações institucionais e nos permitam oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu.

Antecessor - Felipe Thiago assume a direção-geral do Campus Penedo no lugar do professor Carlson Lamenha, que ocupou o cargo por seis anos, dos quais três na condição pro tempore e três como eleito. O antecessor não esteve presente à solenidade de posse ocorrida em Palmeira dos Índios, mas enviou mensagem desejando sucesso à nova gestão. “É com profunda gratidão que encerro meu ciclo em Penedo, agradecendo a todos que contribuíram direta e indiretamente com o campus enquanto fui diretor. Saio de corpo e alma lavados em gratidão e confessando que dei o máximo de mim para cada dia consolidar esse campus em Penedo e na região. Desejo tudo de bom para essa nova gestão e ficarei sempre a disposição, pois tenho a consciência que entrei na galeria de ex-diretor, mas que nunca serei ex-Ifal. Contem sempre comigo”.