Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi Penedo lança evento para marcar mês dedicado às lutas dos povos originários

“Motirõ: reconstruindo nações” acontecerá de 28 de abril a 13 de maio, em diferentes plataformas virtuais.
por Lidiane Neves publicado: 17/04/2021 09h58, última modificação: 17/04/2021 10h16

Neste abril dedicado às lutas dos povos originários do Brasil, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Penedo lança o evento “Motirõ: reconstruindo nações”, que será realizado a partir do dia 28 deste mês. A programação, voltada para o público interno e externo, vai se estender até 13 de maio, com palestras, oficinas e outras atividades planejadas para acontecer de forma virtual em diferentes plataformas (confira arquivo ao final do texto).

Para a palestra de abertura, marcada para as 16h, no canal do Ifal Penedo no YouTube, o convidado é o professor Edson Kayapó, que abordará o temaInvasores não somos - estamos aqui, sempre estivemos e sempre estaremos”. A segunda palestra ocorrerá já no dia seguinte, 29 de abril, também às 16h, mas pelo Google Meet, com o tema “Grafismos Indígenas: Pintura Corporal e Identidade”, a ser tratado pelo professor Benício Pitaguar.

No caso das oficinas, elas acontecerão todas pelo Google Meet e as vagas são limitadas, o que requer inscrição prévia. A primeira, com o tema “Estamos aqui: escrevendo a partir de saberes indígenas” (20 vagas), será conduzida pela poeta, pesquisadora e ativista, Jamille Anahata, no dia 6 de maio, às 16h. Já nos dias 12 e 13 do mesmo mês, também às 16h, ocorrerá a oficina “Autoetnografia desenhada: a experiência do corpo-lugar com tintas naturais” (40 vagas), com a artista visual e pesquisadora, Sophia Pinheiro.

Para se inscrever nas oficinas, os interessados devem preencher o formulário disponível on-line (CLIQUE AQUI)Até o dia 26 de abril, as inscrições são reservadas aos estudantes e servidores do Ifal, que devem, preferencialmente, usar o e-mail institucional para validar a solicitação. Depois dessa data, caso as vagas não sejam preenchidas pelo público interno, as inscrições ficarão abertas para qualquer pessoa interessada.

A programação do “Motirõ: reconstruindo nações” inclui ainda a realização de uma roda de conversa do grupo de estudos Trançando Ideias, sobre o filme “A Febre”, dirigido pela brasileira Maya Da-Rin e lançado em 2020. A discussão está marcada para o dia 5 de maio, às 16h, pelo Google Meet. Os links de todas as atividades pela plataforma serão ainda disponibilizados para envio aos participantes.

Mídias sociais

Até o final da programação, está prevista também o lançamento da playlist Yvy nhendu (sons da terra) com músicas contemporâneas indígenas, bem como postagens de conteúdos produzidos pela equipe de monitores do Neabi. Essas publicações já estão acontecendo, desde a semana passada, no perfil de Instagram do núcleo: @neabi_ifal.penedo. Os conteúdos incluem minibiografias sobre lideranças indígenas, vídeos com resultados de pesquisas sobre povos indígenas de Alagoas e o significado de algumas palavras do dicionário indígena.

Sobre o nome do evento

Segundo explicação dada pelo coordenador do Neabi, Marcos Paixão, motirõ é uma palavra tupi-guarani que significa reunião de pessoas para a construção de algo. Além do sentido literal, a palavra também remete à ideia de construção de identidades a partir de ações em comum. “O motirõ proposto pelo Neabi Penedo é um chamamento para que servidores, estudantes e comunidade externa possam pensar e sentir, juntos, alguns saberes mobilizados pelos povos indígenas. Um trabalho de ancestralidade ativa, que afirma a presença desses povos, suas vivências e narrativas”.

Para conferir a programação em detalhes, CLIQUE AQUI.