Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi Penedo lança edital para selecionar projetos que abordem questões étnico-raciais

Pleito contempla a oferta de duas bolsas para alunos afro ou indígenas envolvidos nas propostas

publicado: 23/09/2022 10h17, última modificação: 04/10/2022 11h49

Por Imarlan Gabriel - estagiário de Jornalismo

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou nesta sexta-feira, 23, o Edital 03/2022 destinado à seleção de projetos de caráter artísticos e/ou culturais que abordem questões étnico-raciais (CLIQUE AQUI).

Serão selecionados dois projetos e cada um receberá uma bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais), com vigência de dois meses. As propostas podem incluir ações de ensino, pesquisa, extensão ou assistência estudantil.

O período de submissão já se encontra aberto e vai até 29 de setembro. Podem submeter propostas equipes de dois a cinco integrantes, dos quais, obrigatoriamente, devem ser: um aluno bolsista regularmente matriculado no Ifal Penedo – no curso técnico ou de graduação presencial ou a distância – e um orientador que deve ser servidor docente ou técnico administrativo do campus. Opcionalmente, a equipe também pode conter um coorientador e dois voluntários

O bolsista deve ser indicado pelo orientador do projeto, autodeclarar-se negro ou indígena, possuir frequência semestral igual ou superior a 75%, não possuir inadimplência em qualquer programa da instituição e ter o currículo atualizado e cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq. Já o orientador só poderá apresentar uma proposta de projeto e deverá submetê-la na unidade onde está matriculado o bolsista indicado.

Critérios de submissão do projeto e etapas seletivas

As iniciativas precisam dialogar com uma das seguintes linhas de atuação: História e Literatura da África; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Territórios de Resistência; Natureza, Saúde e Produção; e Políticas Públicas para as Populações Afro-Indígenas. O texto do projeto deve estar formatado na fonte Arial, com o tamanho 12, conter espaço de 1,5 entre as linhas e ter no máximo oito páginas, incluindo as referências bibliográficas. O arquivo deve ser enviado no formato PDF ao e-mail neabi.penedo@ifal.edu.br, dentro do prazo informado.

Os projetos submetidos serão avaliados entre 29 e 30 de setembro. O resultado preliminar sairá em 3 de outubro. No mesmo dia, começa o prazo de recursos e vai até o dia seguinte, dia 4. O resultado final está previsto para o dia 5 do mesmo mês.

A avaliação dos projetos será́ feita em duas etapas. A primeira corresponde à pré-seleção, de caráter eliminatório, que julgará se o projeto se adequa às temáticas das linhas de atuação informadas no edital.

A segunda etapa é a seleção, de caráter classificatório, que julgará o mérito do projeto a partir dos seguintes critérios: criatividade e originalidade, perspectiva de contribuição cultural e social, articulação teórica da abordagem e das necessidades do público-alvo às questões étnico-raciais, possibilidade de intercâmbio de saberes acadêmicos e populares, clareza da definição do problema, dos objetivos, da adequação metodológica e do cronograma aos objetivos propostos e respeito aos protocolos de segurança em virtude da situação sanitária provocada pela Pandemia da Covid 19.

A atual seleção realizada pelo Neabi tem como objetivo promover ações, projetos e programas que abordem, de maneira integrada e articulada, as questões étnico-raciais devem em várias áreas do conhecimento do Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil.

Acesse o edital nº 3/2022 - Projetos Artísticos

Anexo I - Termo de Ciência para estudante

Anexo II -Termo de Compromisso de estudante/bolsista

Anexo III -Termo de Adesão (voluntário)