Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi Penedo lança edital para selecionar projetos sobre questões étnico-raciais

Edital contempla a oferta duas bolsas para alunos afro ou indígenas envolvidos nos projetos aprovados.
por Lidiane Neves publicado: 26/02/2021 08h12, última modificação: 08/03/2021 16h44

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Penedo lançou nesta sexta-feira, 26, edital para a seleção de projetos sobre questões étnico-raciais (veja links abaixo). Com o objetivo de fomentar a participação de estudantes afro ou indígenas, o edital oferta duas bolsas para alunos envolvidos nos projetos selecionados. As propostas podem incluir ações de ensino, pesquisa, extensão ou assistência estudantil.

O período de submissão já se encontra aberto e vai até 12 de março pelo e-mail neabi.penedo@ifal.edu.br. As orientações sobre a estrutura do projeto e formatação do arquivo a ser enviado por e-mail estão detalhadas no edital. É necessário que o proponente seja docente ou técnico administrativo pertencente ao quadro de servidores do Campus Penedo e esteja vinculado a núcleo ou grupo de pesquisa certificado pela instituição.

A equipe de cada projeto deve conter, no mínimo, duas pessoas (servidor orientador e estudante bolsista) e, no máximo, cinco. Os demais membros podem atuar como coorientador e voluntários. A indicação do estudante bolsista é de responsabilidade de cada orientador, com base nos critérios estabelecidos pelo edital e perfil compatível com as atividades previstas. Entre outros requisitos, para ser selecionado, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso técnico ou de graduação nas modalidades presencial ou a distância do Ifal e autodeclarar-se negro ou indígena. O valor da bolsa é de R$ 300,00, com duração de nove meses.

Quanto às temáticas dos projetos propostos, é preciso que estejam relacionadas a uma ou mais das seguintes linhas de atuação: História e Literatura da África; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Territórios de Resistência; Natureza, Saúde e Produção; e Políticas Públicas para as Populações Afro-Indígenas. Já o plano de atividades deve considerar a situação sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. A orientação é que essas atividades aconteçam totalmente de forma on-line. Em casos excepcionais de encontros presenciais, deve-se informar quais medidas de prevenção contidas no Plano de Contingência do Ifal serão seguidas.

Após o prazo de submissão, a avaliação ocorrerá entre os dias 12 e 22 de março, em duas etapas. Inicialmente, a equipe do Neabi pré-selecionará as propostas, conferindo se estão adequadas às temáticas pertinentes ao Núcleo. Em seguida, os projetos pré-selecionados serão avaliados por uma comissão, que julgará o mérito das ações propostas, a partir dos critérios estabelecidos no anexo 4 do edital. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 23 de março, com prazo para recursos até o dia seguinte, 24 de março. Já o resultado final será divulgado no dia 26 do mesmo mês.

Atuação do Neabi Penedo

Regulamentado pela Resolução nº 29/2018 do Ifal, o Neabi está em atividade no Campus Penedo desde outubro de 2019, configurando-se como um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, no âmbito do Instituto e também das comunidades que o cercam.

Segundo a coordenadora Eliza Vianna, a ideia de lançar esse primeiro edital de seleção de projetos vem sendo trabalhada pela equipe do Neabi desde o ano passado. A iniciativa vai ao encontro do que estabelece a resolução de criação do núcleo. “Uma de nossas funções é propor atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por isso, que o edital prevê a seleção de projetos de ação de qualquer natureza, desde que dialoguem com as temáticas do Neabi e sejam exequíveis nas condições em que estamos agora, ou seja, de forma remota”, destacou a docente.

Confira:

EDITAL 01/2021 NEABI PENEDO

ANEXO 1 – TERMO DE CIÊNCIA (estudante menor de idade)

ANEXO 2 – TERMO DE COMPROMISSO (bolsista)

ANEXO 3 – TERMO DE ADESÃO (voluntário)

ANEXO 4 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO