Notícias
Neabi do Ifal Penedo lança edital de seleção para atividades de monitoria com bolsa
Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou o edital de seleção de estudantes para atividades de monitoria, com bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) – CLIQUE AQUI. A oferta é de uma vaga e as inscrições já estão abertas. Para participar, os interessados devem preencher e entregar, até o dia 24 de março, a ficha de inscrição disponível na recepção.
A seleção é destinada aos alunos do Ifal Penedo, que já cursam qualquer ano ou período dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química (integrado ou subsequente) e do curso superior em Química Industrial. Porém, os estudantes do 1º ano da modalidade integrado devem ter a média passível de aprovação no ano letivo vigente e terão que comprovar a aprovação apresentando o histórico escolar na etapa final da seleção.
Além disso, somente pode concorrer às vagas quem, durante toda a vigência da bolsa, não tem vínculo empregatício de qualquer natureza e não é beneficiado por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar, exceto bolsas concedidas pela Assistência Estudantil do Campus Penedo. A bolsa de monitoria do Neabi terá vigência a partir de abril e vai até dezembro deste ano. A carga horária semanal será de 10 horas para as atividades descritas no item 5 no edital.
Etapas de seleção
Após a entrega da ficha de inscrição preenchida, a próxima etapa será realizar uma redação com o tema “Redes sociais e a divulgação da temática étnico-racial”, no dia 3 de abril, em horário a ser divulgado no dia 29 de março. O texto deverá ter até 30 linhas. A pontuação dada à redação será de acordo com a tabela disponível no item 4.2 no edital, que avalia adequação do texto à norma padrão da língua portuguesa, coerência e coesão, capacidade argumentativa e adequação às temáticas abordadas pelo Neabi.
Os autores das 10 redações mais bem pontuadas serão convocados para uma entrevista, que será feita individualmente por membros do Neabi. O objetivo desta fase é conferir a afinidade do candidato com as questões étnico-raciais, dando preferência a estudantes de origem indígena, afrodescendente e/ou oriundos de comunidades remanescentes indígena e quilombola. A divulgação do resultado final está prevista para 13 de abril.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves