Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi do Ifal Penedo divulga programação para celebrar Dia da Consciência Negra
conteúdo

Notícias

Neabi do Ifal Penedo divulga programação para celebrar Dia da Consciência Negra

Atividades voltadas para comunidade do campus acontecerão na próxima quarta-feira (19), na área de convivência
publicado: 13/11/2025 18h16, última modificação: 19/11/2025 08h13

Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). As atividades estão marcadas para acontecer na próxima quarta-feira (19), na área de convivência da instituição. A data, que também celebra o Dia Nacional de Zumbi, é considerada um marco na luta pela igualdade racial no Brasil.

 Para o professor Marcos Paixão, coordenador do Neabi Penedo, a atividade se alinha a um dos objetivos do núcleo, que é fomentar e realizar eventos locais, regionais e nacionais que promovam a valorização dos negros e dos indígenas na sociedade, tendo em vista a crítica do racismo estrutural na sociedade brasileira.

A programação pensada tem como objetivo apresentar para o público as ações desenvolvidas pelo Neabi, de forma a promover a troca de experiências entre a comunidade interna, representantes quilombolas e militantes de movimentos sociais voltados à causa étnico-racial. Na ocasião, haverá rodas de conversa e exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos do Ifal Penedo e monitores do Neabi.

Para uma das rodas de conversa, cujo tema é a Serra da Barriga, o núcleo organizou uma visita técnica ao Memorial Quilombo dos Palmares com alguns estudantes do Ifal Penedo. Acompanhado pelos professores Wellinghton Santos e Bárbara Magalhães, também integrantes do Neabi, o grupo viajou nesta quinta-feira (13) para aprender mais, in loco, sobre a história do lugar.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves

Programação completa do dia 19/11:

8h30

- Abertura (fala de boas-vindas)
- Roda de conversa
Tema: Quilombo Oiteiro: reflexões sobre heranças negras em Penedo - Alagoas
Ministrante: Prof. Lucimar Ângelo
Mediadora: Profª Taciana Santos (Neabi Penedo)

10 horas

- Apresentação musical
Prof. Marcos Paixão e Prof. Marcelo Gomes (Neabi Penedo); Maria Alessandra Silva (estudante do bacharelado em Química Industrial); e convidados.

11 às 12 horas

- Roda de conversa
Tema: Racismo e injúria racial no contexto escolar: um olhar do direito
Ministrante: Ulysses Xavier Pinheiro
Mediador: Prof. Filipe Augusto (Neabi Penedo)

14 às 15 horas

- Apresentação de banner sobre a Monitoria do Neabi pelos estudantes Iannara Costa, Vinícius Santos e Nathália Oliveira;
- Painel “Grau de curvatura de cabelos afro” com Iannara Costa e Vinícius Santos, sob a orientação da Profª Kleyse Galdino;
- Exposição de bordados pelas estudantes Maria Fernanda e Thifani July, sob a orientação da Profª Selma Bezerra;
- Painel sobre a visita à Ponta Mofina, com mediação dos estudantes Nathália Lima, Raíssa Santos, Flávio Guilherme e Maria Vitória.

15 às 16 horas

- Roda de conversa
Tema: A Serra da Barriga e o Quilombo dos Palmares
Ministrantes: estudantes que visitaram o Parque Memorial Quilombo dos Palmares
Mediador: Prof. Wellinghton Santos (Neabi Penedo)