Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi abre seleção com vaga remunerada para estudante monitor

Neabi abre seleção com vaga remunerada para estudante monitor

Inscrições já estão abertas e devem ser feitas até 21 de março, na recepção do Campus Penedo.
por Lidiane Neves publicado: 14/03/2022 17h29, última modificação: 14/03/2022 17h46

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Penedo abriu nesta segunda-feira, 14, as inscrições para selecionar um estudante monitor (CLIQUE AQUI e confira o edital). Os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível na recepção do campus, até o dia 21 de março, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A monitoria será remunerada com bolsa mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), para uma carga horária semanal de 10 horas, no período de abril a dezembro de 2022.

Para participar da seleção, é necessário que o estudante esteja devidamente matriculado no 1º, 2º, 3º ou 4º ano ou período dos cursos técnicos presenciais das modalidades integrado ou subsequente ao ensino médio. É também pré-requisito não ter vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da monitoria e não ser beneficiado por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar pelo mesmo período. A exceção são os auxílios e bolsas concedidos pela Assistência Estudantil.

A seleção compreende duas etapas: redação e entrevista. A primeira ocorrerá no dia 23 de março, na sala do Neabi, em horário a ser definido. A redação será sobre o tema “Redes sociais e a divulgação da temática étnico-racial” e deverá ter no máximo 30 linhas. Os critérios de avaliação incluem a adequação do texto à norma padrão da língua portuguesa; coerência e coesão; capacidade argumentativa; e adequação às temáticas abordadas pelo Neabi.

Para a entrevista, serão convocados até 10 candidatos com melhor desempenho na redação. Essa etapa ocorrerá de forma individual e terá duração de até 10 minutos. O objetivo é avaliar o grau de afinidade do estudante com a temática do Neabi, dando preferência a candidatos de origem indígena, afro-descendente e/ou oriundos de comunidades remanescentes indígenas e quilombolas.

Conforme o cronograma do edital, o resultado das redações e a convocação para as entrevistas serão divulgados no dia 30 de março, com prazo de um dia para recursos. As entrevistas acontecerão no dia 6 de abril. A publicação do resultado final está prevista para 7 de abril e sua homologação no dia 8, para que as atividades de monitoria já comecem no mesmo mês.

O Neabi se configura como um setor propositivo e consultivo, que estimula e promove ações, projetos e programas com temáticas sobre questões étnico-raciais em diversas áreas do conhecimento, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, como consta na Resolução nº 29/CS/Ifal, de 19 de dezembro de 2018.