Notícias
Neabi prorroga inscrições para selecionar projetos que abordem questões étnico-raciais
Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo prorrogou até sexta-feira, 12, as inscrições do Edital 02/2022 destinado à seleção de projetos de ensino e extensão que abordem questões étnico-raciais (CLIQUE AQUI). Serão selecionados quatro projetos e cada um receberá uma bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais), com vigência de quatro meses.
Podem submeter propostas equipes de dois a cinco integrantes, dos quais, obrigatoriamente, devem ser: um aluno bolsista regularmente matriculado no Ifal Penedo – no curso técnico ou de graduação presencial ou a distância – e um orientador que deve ser servidor docente ou técnico administrativo do campus. Opcionalmente, a equipe também pode conter um coorientador e dois voluntários.
O bolsista deve ser indicado pelo orientador do projeto, autodeclarar-se negro ou indígena, possuir frequência semestral igual ou superior a 75%, não possuir inadimplência em qualquer programa da instituição e ter o currículo atualizado e cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq. Já o orientador só poderá apresentar uma proposta de projeto e deverá submetê-la na unidade onde está matriculado o bolsista indicado.
Critérios de submissão do projeto e etapas seletivas
O arquivo deve ser enviado no formato PDF ao e-mail neabi.penedo@ifal.edu.br, dentro do prazo informado. As iniciativas precisam dialogar com uma das seguintes linhas de atuação: História e Literatura da África; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Territórios de Resistência; Natureza, Saúde e Produção; e Políticas Públicas para as Populações Afro-Indígenas. O texto do projeto deve estar formatado na fonte Arial, com o tamanho 12, conter espaço de 1,5 entre as linhas e ter no máximo 12 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
Os projetos submetidos serão avaliados entre 13 e 18 de agosto. O resultado preliminar sairá em 19 de agosto e o resultado final, após o prazo de recursos, está previsto para o dia 23 do mesmo mês. A avaliação dos projetos será́ feita em duas etapas. A primeira corresponde à pré-seleção, de caráter eliminatório, que julgará se o projeto se adequa às temáticas das linhas de atuação informadas no edital.
A segunda etapa é a seleção, de caráter classificatório, que julgará o mérito do projeto a partir dos seguintes critérios: criatividade e originalidade, perspectiva de contribuição científica e social, articulação teórica da abordagem e das necessidades do público-alvo às questões étnico-raciais, possibilidade de intercâmbio de saberes acadêmicos e populares, clareza da definição do problema, dos objetivos, da adequação metodológica e do cronograma aos objetivos propostos.
A atual seleção realizada pelo Neabi tem como objetivo promover ações, projetos e programas que abordem, de maneira integrada e articulada, as questões étnico-raciais em várias áreas do conhecimento do Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves