Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Nazifascismo e 2ª Guerra são temas de revista produzida por estudantes do 3º ano

Material produzido após pesquisas bibliográficas e debates em sala de aula compôs a avaliação bimestral da disciplina de História.

publicado: 01/04/2018 09h31, última modificação: 01/04/2018 12h04

A partir de uma proposta da professora de História, Gisele Oliveira de Lima, a turma do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente (2015 A) produziu uma revista com assuntos relacionados ao Nazifascismo e à Segunda Guerra Mundial (veja link abaixo). O trabalho serviu como avaliação bimestral e envolveu os estudantes por cerca de um mês nas pesquisas e discussões que embasaram o material. “A ideia inicial era produzir um jornal com matérias sobre os dois temas que integram o conteúdo programático do 3º ano do ensino médio, mas, devido ao volume de informações, a turma achou mais fácil formatá-lo como uma revista”, explica a docente.

Com 26 páginas, incluindo capa e contracapa, o material traz um total de dez textos sobre o ditador alemão Adolf Hitler; o Fascismo no Brasil na Era Vargas; a Bomba Atômica que destruiu as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki; o Holocausto que vitimou não apenas judeus, como também povos ciganos, afrodescendentes e homossexuais; o Fascismo de Benito Mussolini na Itália; o Partido Nazista e sua influência na atualidade brasileira; e o Sionismo, movimento que resultou na formação do Estado de Israel.

Como a História é o estudo do passado para entender o presente, a revista não se atém à descrição dos fatos históricos em torno do Nazifascismo e da Segunda Grande Guerra. O trabalho também faz um paralelo entre o contexto mundial à época desses acontecimentos e a atualidade. “Relacionar esses temas com o que acontece hoje em nossa sociedade é uma forma de tentar promover entre nós uma análise, fornecendo ferramentas de conhecimento que contribuam para a formação de um senso crítico mais apurado sobre o que foram, por exemplo, o Nazismo e o Fascismo e quais suas facetas, até mesmo na atualidade”, afirma Gisele, referindo-se aos dois regimes totalitários, cuja ascensão se deu no período entreguerras, quando a Europa enfrentava um tempo de crises e de descrença.

Produção – Após a definição dos temas, a turma se dividiu em equipes e se encarregou de todas as etapas, desde a pesquisa em livros e sites acadêmicos até a impressão da revista. “Levamos cerca de quatro semanas porque as equipes iam produzindo seu material e apresentando em sala, para que pudéssemos discutir os temas e aprimorar os textos, o que foi muito rico, pois fizemos vários debates”, destaca a professora de História.

Para a aluna Alexia Sandrine dos Santos, a metodologia facilitou o aprendizado e permitiu o aprofundamento dos conteúdos. “Pude aprender a fundo não apenas minha parte no trabalho, mas o tema por inteiro. Como foi necessário que cada equipe resumisse o assunto em uma página, usamos várias informações para aprimorar o estudo. Nos debates em sala de aula, ao compartilharmos as informações pesquisadas, pude esclarecer muitas dúvidas e descobrir curiosidades, o que ajudou no entendimento geral do tema”, ressalta a estudante, que escreveu sobre o Sionismo, juntamente com Anna Alyce Amorim e Paulo Victor Soares.

Com a produção da revista, a experiência e aprendizado de Alexia e Anna Alyce também se estenderam às áreas de Comunicação e Informática, já que foram as duas que trabalharam a parte visual e gráfica dos conteúdos produzidos. “Apesar de ter um pouco de prática com design gráfico, essa foi minha primeira experiência na criação de uma revista. Sugeri o modelo e tive o auxílio de Anna Alyce na formatação do arquivo para a impressão das cópias”, afirma a aluna. A etapa final do processo também contou com a colaboração do professor de Língua Portuguesa do campus, Wellinghton Santos, que revisou os textos. Os exemplares impressos já foram distribuídos em algumas turmas do 1º ao 3º ano.

CLIQUE AQUI para baixar e ler a revista em PDF.