Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Napne busca parceria com núcleo que atende pessoas com deficiência em Penedo
conteúdo

Notícias

Napne busca parceria com núcleo que atende pessoas com deficiência em Penedo

Equipe do Ifal Penedo visitou a sede do Nudepe, em atuação no município há cerca de 30 anos.

publicado: 21/02/2019 11h48, última modificação: 02/05/2024 15h03

Servidoras que compõem o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Ifal Penedo se reuniram com a direção do Núcleo dos Deficientes de Penedo (Nudepe) para articular parcerias. O encontro aconteceu esta semana, na sede do Nudepe, onde a equipe do campus conheceu as instalações e os serviços oferecidos pela entidade criada há cerca de 30 anos.

Conforme explicou a psicóloga Bárbara Guerreiro, atual coordenadora do Napne, o contato com o Nudepe visa à articulação de uma rede intersetorial para atendimento de estudantes do Ifal. “A necessidade de articular essa rede decorre do fato de o Napne não ser um serviço clínico de saúde. Ou seja, nós não fazemos atendimento especializado para fins de diagnóstico ou tratamento de nossos alunos com necessidades específicas”, esclareceu, acrescentando que o Napne existe para atuar no acompanhamento de estudantes com necessidades específicas devidamente diagnosticadas, de modo a tornar mais eficaz seu processo de ensino-aprendizagem no Ifal.

A partir de informações obtidas junto à Coordenação de Registro Acadêmico, Pedagogia e equipe docente do Campus Penedo, o Napne fez um levantamento de alunos que possivelmente demandam acompanhamento do setor vinculado à Assistência Estudantil. “No entanto, alguns casos não têm um diagnóstico concreto e, para que a gente atue de maneira mais eficaz, é imprescindível ter a oficialização do quadro clínico do discente. Daí a importância em se articular com instituições que atendem pessoas com necessidades específicas”, ressaltou a psicóloga do Ifal. Além dela, participaram da visita ao Nudepe as professoras Bruna Dória e Shenia Silva.

Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) há 15 anos, o Núcleo dos Deficientes de Penedo atua prestando assistência gratuita nas áreas jurídica (emissão de carteiras, encaminhamento para mercado de trabalho e aposentadoria) e de saúde com foco na educação (fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, assistência social, terapia ocupacional e hidroterapia). Segundo o diretor Jorge Emanoel Ferreira, por mês, são registrados cerca de mil atendimentos. O próximo passo da equipe do Napne será conversar com a psicóloga e a psicopedagoga do Nudepe para saber como funciona as etapas de diagnóstico e encaminhamento de pacientes.