Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Monitoria lança edital de seleção de estudantes para atuação em laboratórios do Campus Penedo

Inscrições estarão abertas de 21 a 25 de agosto; a oferta é de seis vagas, duas em cada turno de funcionamento da unidade de ensino
publicado: 18/08/2023 14h58, última modificação: 18/08/2023 16h11

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou edital para selecionar estudantes que atuem como monitores de laboratório da área técnica (CLIQUE AQUI). A oferta é de seis vagas, duas em cada turno de funcionamento da unidade de ensino (manhã, tarde e noite). O prazo de inscrições já começa na segunda-feira, 21, e vai somente até sexta, 25, exclusivamente, de forma presencial na recepção do Ifal Penedo.

Os selecionados atuarão por um período de quatro meses, nos laboratórios de Química Analítica e Instrumental, Química Orgânica, Química Geral e Microbiologia. A monitoria poderá ser remunerada com bolsa mensal no valor de R$ 400,00 para uma carga horária semanal de 12 horas. O pagamento está condicionado à previsão orçamentária do campus. Ou seja, não está garantido que o aluno bolsista receberá o valor durante todo o período de vigência da monitoria.

O primeiro requisito para se inscrever é estar matriculado a partir do 2º ano ou período do curso técnico em Química (integrado ou subsequente), ou no 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, ou no 3º período do bacharelado em Química Industrial. Porém, somente poderá concorrer às vagas quem já concluiu as disciplinas que envolvem práticas de laboratório (TBLA, EXBL, EXPL e QUI 004) e se adequa às condições gerais e aos pré-requisitos descritos nos itens 1 e 4 do edital.

A inscrição será feita mediante o preenchimento e a entrega, dentro do prazo informado, da ficha disponível impressa na própria recepção e em arquivo PDF no edital (anexo I). Também é necessário apresentar a cópia do RG e CPF, histórico escolar relativo ao ano letivo até 2022 (em que conste a respectiva média geral do curso e média final obtida em uma das disciplinas dispostas no item 1.8 do edital) e comprovante de matrícula emitido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA).

Processo seletivo

A seleção será feita em duas etapas: prova escrita de caráter eliminatório e entrevista de caráter classificatório. A prova escrita está marcada para o dia 31 de agosto, das 9h às 11h, na sala do Programa de Monitoria de Ensino. Os candidatos deverão responder a no máximo 10 questões, em até duas horas, sem consulta. Para seguir para a próxima fase da seleção, é necessário obter no mínimo sete pontos. Os conteúdos a serem cobrados na prova escrita devem ser conferidos na última página do edital.

O início da monitoria está previsto para o dia 13 de setembro. A duração das atividades será de quatro meses, mas há a possibilidade de prorrogação por mais um mês, de acordo com o calendário acadêmico vigente. Ao término da monitoria de ensino, serão emitidos certificados e as horas poderão ser computadas como atividades complementares ou como prática profissional, após avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves