Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Monitoria divulga inscrições homologadas para vagas de laboratórios e antecipa data da prova escrita

Devido a ponto facultativo da Semana Santa, a primeira etapa da seleção acontecerá na quarta-feira, 27, das 14h às 16h
publicado: 25/03/2024 15h26, última modificação: 27/03/2024 18h34

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)

A Coordenação do Programa de Monitoria do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo divulgou a lista de INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS do processo seletivo para as três vagas de laboratórios da área técnica. A data da prova escrita foi antecipada para esta quarta-feira, 27, devido ao ponto facultativo estabelecido para a quinta-feira, 28, em função da Semana Santa. Também houve mudança no horário de aplicação da prova, que agora será das 14h às 16h, na sala C-14.

De caráter eliminatório, esta primeira etapa consiste em responder a no máximo 10 questões, em até duas horas, sem consulta. Conforme o edital, será permitido o uso de calculadoras durante a prova, exceto celulares e outras formas de eletrônicos. Para seguir para a próxima fase da seleção, é necessário obter no mínimo oito pontos. Os conteúdos a serem cobrados na prova escrita devem ser conferidos na última página do EDITAL DE SELEÇÃO (retificado em 25 de março).

A oferta é de três vagas, uma em cada turno de funcionamento da unidade de ensino (manhã, tarde e noite). Os selecionados atuarão por um período de nove meses, nos laboratórios de Química Analítica e Instrumental, Química Orgânica, Química Geral e Microbiologia. O valor da bolsa mensal a ser paga aos selecionados é R$ 700,00 para uma carga horária semanal de 15 horas. No entanto, o pagamento está condicionado à previsão orçamentária do campus. Ou seja, não está garantido que o aluno bolsista receberá o valor durante todo o período de vigência da monitoria.

Processo seletivo

A divulgação do resultado da primeira etapa e a convocação para a segunda fase da seleção será feita no dia 2 de abril, com o prazo para o recurso até o dia seguinte, 3. A divulgação do recurso da primeira etapa está prevista para dia 5 de abril. A próxima fase consiste numa entrevista que abordará os conhecimentos da área de atuação do monitor. Esta acontecerá no dia 9 do mesmo mês. De caráter classificatório e com duração máxima de 20 minutos, o candidato deve obter no mínimo oito pontos para ser classificado. A entrevista será feita junto ao supervisor de laboratório com acompanhamento da equipe pedagógica e/ou da Coordenação de Monitoria.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de abril. Já o início da monitoria será no dia seguinte, 11. A duração das atividades será de nove meses, mas há a possibilidade de prorrogação por mais um mês, de acordo com o calendário acadêmico vigente. Ao término da monitoria de ensino, serão emitidos certificados e as horas poderão ser computadas como atividades complementares ou como prática profissional, após avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves